terça-feira, 27 de agosto de 2013

Temperatura despenca e frio surpreende em Assis

Cláudio Messias*

Pense em uma cidade surpreendida pelo frio. Agora, imagine a população de Assis nessa manhã de terça-feira. A temperatura mínima na cidade caiu, hoje, para os 6 graus, bem abaixo dos 9 graus antecipados ontem pelos serviços de meteorologia. A tendência de queda nos termômetros é mantida, ou seja, até amanhã deve fazer ainda mais frio na Sucupira do Vale.

A temperatura começou a despencar ontem, no final da tarde. Às 16 horas fazia 15 graus em Assis. Às 22 horas os termômetros da estação meteorológica local marcavam 10 graus. Até as 4 horas da manhã de hoje o frio atingia as marcas previstas, girando em torno de 8 graus. Mas, com a claridade do dia veio a onda de frio. Às 7 horas o clima gélido era de 7 graus, caindo para 6 graus às 9 horas. Essa marca era mantida até minutos atrás, às 10 horas.

A qualidade do ar na cidade melhorou consideravelmente. Da média mínima abaixo de 40% nos últimos dez dias passou, nas últimas 24 horas, para patamares acima dos 80%. Nesse momento, na estação meteorológica de Assis, a umidade é de 92%, favorecida pela presença de nuvens baixas trazidas pelo encontro da frente fria vinda do Sul e da massa de ar úmido que desceu sentido Norte>Centro-Oeste>Sudeste.

Conforme previsto, no início da noite de ontem choveu em Assis. A garoa não chegou a atingir 1 milímetro na estação meteorológica local, mas foi suficiente para molhar o chão, eliminar a poeira acumulada pelo período de estiagem que já durava três semanas e melhorar a qualidade do ar.

O sol reaparece em Assis no período da tarde, com a dissipação das nuvens baixas. A temperatura, no entanto, sobe no máximo até os 20 graus, no meio da tarde, voltando a despencar com a proximidade e a entrada da noite, com previsão de aumento na nebulosidade..

Para amanhã é mantida a previsão de céu aberto em Assis. Com os termômetros marcando temperaturas cada vez mais baixas, trazidas pela frente fria vinda do Sul, não há mais garantia de que não ocorram geadas na região. Isso porque o vento, que era de fraco a moderado, caiu para o nível fraco em intensidade e, assim, as regiões de baixada ficam mais expostas ao fenômeno de congelamento do orvalho. Não há, porém, previsão formal para essas geadas.

Imagem: INPE
Céu permanece encoberto até o início da tarde em Assis 
e faz temperatura não passar dos 20 graus à tarde


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.



Nenhum comentário :