quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Meus motivos para acreditar no Assisense

Cláudio Messias*

Fazia muito, mas muito tempo que eu não almoçava e, em plena quarta-feira, preparava para ir ao estádio, em Assis, ver um time local disputando competição oficial. Posso estar enganado, mas o último jogo assim, nessas condições, foi no estádio municipal "Marcelino de Souza", o "Sãopaulinho", contra, coincidentemente, o Fernandópolis, lá pelos idos de 1985. Vou consultar o arquivo-vivo chamado Luiz Carlos "Japonês" Oliveira e em postagem futura confirmo isso.

Mas, hoje é quarta-feira de jogo do Clube Atlético Assisense. O nosso Falcão do Vale entra em campo daqui a exatamente uma hora, recebendo, no Tonicão, o Taboão da Serra. Duas realidades totalmente distintas. Uma vitória do Assisense nos coloca na segunda colocação do grupo 9 e, dependendo do resultado em Diadema (um empate, por exemplo, entre Diadema x Fernandópolis), garante a segunda colocação e a manutenção dessa condição na última rodada, em Fernandópolis, contra o Fefecê. Já o Taboão dá adeus à Segundona do Campeonato Paulista com um simples empate aqui. Derrota dos visitantes, então, nem é necessário comentar.

Eu confio na vitória do Assisense agora à tarde. Faço uso da razão para afirmar isso. Não fui a Jundiaí duas semanas atrás e, portanto, nada posso comentar sobre o adversário, de quem conheço somente os números. E nos números o Taboão é um adversário de respeito, pois classificou-se em um grupo difícil na primeira fase. A razão, contudo, mostra-me um Falcão do Vale mais merecedor do resultado positivo. O trabalho desenvolvido pela diretoria do clube de Assis é de tirar o chapéu. Basta lembrar que no início do ano a Federação barrou o estádio Tonicão, por problemas estruturais e técnicos. Fosse um ano atrás e hoje não poderíamos ver o Falcão do Vale em campo, pois o estádio não poderia receber público.

Havia dez anos o futebol de Assis não via apoio como o de hoje. O presidente Carlos Antunes foi duramente criticado nessa década de tropeços. Eu mesmo fiz uso da verborragia e cheguei a cobrar o retorno do Vocem e o sepultamento do projeto chamado Clube Atlético Assisense. Mas, não. Nomes sérios como o de Luiz Carlos Japonês e Eduardo Almeida tomaram a ponteira dos trabalhos. Carlos Antunes, o Boi, continua presidente. Mas, tem um conselho que injeta os recursos necessários. Não é um rio de dinheiro, mas, ao menos, os atletas têm moradia, alimentação e estrutura profissional dignas. E, claro, recebem o salário em dia.

Outros clubes da Segundona fazem trabalho semelhante ao do Assisense. Ouço boas notícias vindas de amigos jornalistas de Presidente Prudente, Fernandópolis, São Carlos, Tanabi e Atibaia. Radialistas e repórteres que conheci nessa trajetória de três décadas respirando o mundo do futebol interiorano. E é com esse olhar que entendo que a hora de subir para a Série A-3 pode ter chegado. A temporada de 2004, a melhor que já vi um clube de Assis disputar, ficou no passado e nas lendas futebolísticas que explicam o inexplicável. Afinal, não subir para a A-3 por causa de 1 gol de saldo é muito, mas muito injusto.

E injustiças à parte, meu lado emocional sobrepõe a razão para dizer que esse time do Assisense me conquistou no domingo passado. Voltei a sentir a adrenalina correndo feito doida pelas veias. Vi, contra o Diadema, um Assisense que correu com as próprias pernas. Sim, mantenho as mesmas críticas ao comando técnico e tático do time, mas isso é para outra hora. Agora, entendo que esse time encontrou o fio da meada, pois venceu, e bem, aquele que é o melhor time que vi entrar em campo no Tonicão em 2013. O Diadema saiu daqui incontestavelmente inferior ao Assisense. E isso precisa ser valorizado.

Daqui a 3 horas estarei aqui, de volta, para postar o resultado de Assisense x Taboão. Seria incoerente de minha parte não acreditar na vitória. Estamos na nossa casa, com o apoio da torcida, que com certeza vai ao estádio. Talvez em menor número, por ser dia útil, mas irá. Já estamos no conforto da zona de classificação para a terceira fase e só saímos dela se perdermos um dos dois jogos que temos para disputar neste final de segunda fase. A lógica mostra uma vitória hoje e um empate em Fernandópolis na manhã de domingo, mas o coração pede vitória sobre Taboão e mais 3 pontos sobre o Fefecê, a quem quase vencemos no primeiro turno aqui em Assis.

A sorte está lançada. Espero um Assisense 3 x 0 Taboão e um Diadema 0x0 Fernandópolis.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :