segunda-feira, 26 de agosto de 2013

FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA


EXPANSÃO

Sem fins comerciais claros e com linha editorial igualmente isenta de vínculos, este Blog foi credenciado, no final da semana passada, pela ong Abrojos, da Argentina. Estamos, pois, com o conteúdo aberto e disponibilizado para movimentos sociais da comunicação livre na América Latina.

SEM REPIQUE

O jornalismo online de Assis é uma realidade inquestionável, porém carece de adequações sérias ao gênero jornalístico de que nasce. Repetindo o erro fatal que gradativamente sepulta as versões impressas, jornalistas assisenses continuam em busca do furo porém tornam-se o próprio furo, em trocadilho.

SEM REPIQUE II

Na semana passada foram destaques o assassinato da jovem/grávida e a prisão, sob ameaça de linchamento, do ex-namorado da moça. Como de costume, a cobertura dos jornalistas locais acaba no hospital. Não desdobra-se a cobertura com acompanhamento da alta e consequente prisão do possível homicida.

COM REPIQUE

Portais com hegemônicos índices de audiência acabam dando aula de jornalismo online e saem na frente. O portal G1, por exemplo, monitorou a situação do macaco Chicão, revelado fêmea, retirado de uma família em São Carlos e trazido para Assis. Noticiou primeiro e foi seguido na pauta quando o animal, por decisão da Justiça, retornou para a posse da família são-carlense.

COM REPIQUE II

O estado de saúde da criança que teve mais da metade do corpo queimada em incêndio em Assis, duas semanas atrás, foi noticiado regional e nacionalmente. Nesse caso, contudo, os sites de Assis noticiaram primeiro a morte do menino, na madrugada dessa segunda-feira, e foram seguidos, por exemplo, pelo G1. A fonte é um conselheiro tutelar que monitorava o caso.

APATIA

A TV Tem mantém a linha editorial de contemplar os arredores de Bauru. No final de semana, por exemplo, deslocou equipe a Jaú, cobriu o XV pela Segundona, porém ignorou Tupã e Assisense, que igualmente venceram seus jogos na abertura da terceira fase. Os clubes de Tupã e Assis tiveram apenas leitura de nota no Tem Esportes, no horário do almoço. Sequer menção ao autores dos gols houve.

ONDA

Quanto esteve em Assis, na semana passada, a equipe da TV Tem tinha como pauta o visual do volante Fernando. Causou estranhamento a comparação feita entre o jogador do Assisense e o problemático jogador italiano Balotelli, do Milan. Na reportagem levada ao ar no Tem Esportes Fernando aparecia com algo que parecia ser um corte moicano no cabelo em crescimento.

ONDA II

Fernando, nos jogos do Assisense, era chamado pela torcida, na arquibancada do Tonicão, de Seedorf, em alusão ao craque holandês que hoje joga no Botafogo/RJ. Ambos usavam a raspagem total do cabelo como característica visual marcante. Depois da reportagem do Tem Esportes o volante do Assisense apareceu, domingo, no contra o União Suzano, com o moicano destacado a partir do que parecia ser uma pintura ou descoloração do pouco cabelo ainda em crescimento.

ONDA III

Na arquibancada do Tonicão não demorou muito para que Fernando tivesse o apelido trocado. Em vez de Balotelli, contudo, a voz da torcida clamava por Calopsita. Ninguém, entre os sempre bem humorados torcedores assisenses, fazia qualquer alusão à reportagem do Tem Esportes. A brincadeira da TV Tem, portanto, ficou só entre eles, do canal de Bauru.

FIO DO BIGODE

Vi e gostei do projeto de remodelação do estádio Tonicão. Gramado trocado, modernização do setor de vestiários e atendimento integral a todos os pré-requisitos observados pela vigilância sanitária e pelo Corpo de Bombeiros para a realização de jogos e eventos. Parceria público-privada pode levar à cobertura do setor B e à instalação do sistema de iluminação. O primeiro investimento permitiria a venda de cadeiras cativas, fator de receita explorado por outros clubes da primeira e da segunda divisão. Já o segundo investimento é quesito condicional para a disputa da Série A-3, caso o Assisense atinja o objetivo.

NOVIDADE

Meu amigo Davi Valverde tem causado alvoroço nas redes sociais com a divulgação de sua novidade no lar: uma churrasqueira a gás que assa até 4 espetos e é capaz, segundo meu compadre, de assar uma costela ripa em apenas uma hora e meia. Detalhe: a churrasqueira é feita ao estilo das ‘máquinas’ de assar frango. Mais parece uma pequena geladeira, tem porta ovalada de vidro transparente e, o que é principal, não provoca sujeira nem fumaça, tradicionais consequências das churrasqueiras abertas.

NEM TANTO

Por falar nas redes sociais, o poder desse canal midiático para o consumo torna-se cada vez mais questionável. No final de semana passado, por exemplo, foi realizado o evento Carpe Diem, na sede do CAMA, situado na saída para Cândido Mota. Reunindo três dos melhores DJs do mundo na atualidade, a festa foi divulgada somente em canais como o Facebook. Não deu prejuízo, mas, também, o lucro esperado ficou para a próxima edição, pois o comparecimento do público esteve aquém do programado.

NEM TANTO II

A festa foi extremamente elogiada pelos frequentadores. Qualidade do som, excelente comportamento do público que compareceu e, claro, o prestígio levado pelos DJs contratados tornaram a Carpe Diem uma das melhores festas do ano em Assis. Terá segunda edição, agora com reestruturação no planejamento.

CRESCE

O setor imobiliário de Assis continua aquecido. A sondagem de investimento da rede hoteleira Ibis na cidade fez, novamente, o olhar de crescimento voltar-se para a Zona Leste, trecho entre a Unip e a Unimed.

APROVADO

Quem criticou a transição da feira-livre de domingo, da travessa da Equipar Honda para o estacionamento em frente à Praça da Bandeira, não ouviu a opinião dos feirantes. Com mais espaço para armar as barracas e para explorar a instalação de mesas e cadeiras para o consumo no local, os proprietários de espaços afirmam que o movimento aos domingos aumentou depois que a feira mudou de local.

APROVADO II

O conhecido pasteleiro Messias, de quem tenho apenas o mesmo sobrenome, porém nenhum parentesco, arrisca dizer que o movimento de domingo, na feira-livre, está semelhante ao das quintas-feiras, na vila Santa Cecília. Segundo ele, a vantagem é que a nova feira de domingo dá oportunidade de os fregueses estacionarem os veículos ao lado, favorecendo pessoas que residem em bairros ou regiões da cidade não contempladas com a feira, o que não ocorria antes.

MOTOS

Na semana em que sepultamos o nosso Rafael Sussel, que não resistiu aos ferimentos provocados por acidente de moto na rodovia Assis>Paraguaçu, levo outro susto parecido, mas na minha frente. Sábado pela manhã um idoso não freou seu Astra no cruzamento Santos Dumont x André Perine e atingiu em cheio um motociclista que descia sentido Dom Antônio>Buracão. Eu estava a 20 metros do local, corri e quando cheguei o motociclista encontrava-se desmaiado. Resgate acionado, o rapaz acordou aos poucos, foi restabelecido e encaminhado ao pronto-socorro por precaução.

MOTOS II

No mesmo sábado, retornando à tarde do Walmart, outra colisão envolvendo motocicleta e carro. Dessa vez, no cruzamento Orozimbo Leão de Carvalho x Rangel Pestana. Felizmente, também, nada de mais grave com os condutores.

ADEQUAÇÕES

As mudanças no trânsito de Assis, defendo, trouxeram mais benefícios do que complicações. Mas, é hora de a Prefeitura determinar algumas adequações. Nada relacionado a mudança de direção de ruas e avenidas, mas, sim, à sinalização. Principalmente os motociclistas reclamam de dois cruzamentos extremamente perigosos. Um deles é o da André Perine com a Santos Dumont. Já o outro é a bifurcação que sai da Dom Antônio e dá sequência até a Unesp ou, então, ao Jardim Paraná.

PAUTA

Amigos exceto-leitores sugeriram e vou tentar fazer, nessa semana, levantamento de preço entre os principais supermercados de Assis. Reclamam que tem lojas de uma mesma rede praticando preços diferentes para produtos da mesma marca. E dizem, também, que com a chegada de novos hiper centers começaram a ser vendidas, em Assis, marcas e linhas de produtos antes não encontrados por aqui mas vistos em centros comerciais próximos como Marília, Prudente e Londrina. Vejamos.

CÁ ENTRE NÓS...


... onde foi parar o sistema de iluminação da pista do aeroporto estadual de Assis?

Nenhum comentário :