domingo, 25 de agosto de 2013

Cotia vence Tanabi e encerra a primeira rodada da Segundona

Cláudio Messias*

O Cotia venceu, em casa, o Tanabi, por 2 a 0, e assumiu a liderança do grupo 17 da Segundona do Campeonato Paulista, terceira fase. Com isso, o Assisense mantém a condição de segundo melhor time entre os 16 que disputam a terceira fase do torneio. O time de Assis é o único líder isolado de grupoi passada a primeira rodada.

Com o balanço geral da primeira rodada o Assisense, na minha opinião, tem o trunfo de vencer o favorito União Suzano e, a partir de agora, figurar como um time a ser batido. Joga na quarta em São Carlos, frente ao Paulistinha, no segundo pior confronto desse primeiro turno. Um empate pode ser encarado como bom resultado, pois chegaríamos a 4 pontos e dependendo do confronto União Suzano x Olímpia, pode manter a liderança do grupo.

Consideradas as potencialidades de cada equipe do grupo 18 entendo que segurar o empate frente ao forte Paulistinha seja resultado satisfatório considerando que a equipe de São Carlos jogando ontem, em Olímpia, abriu 2 a 0 dentro da casa do adversário. Tem, logo, um ataque competente e uma zaga a ser desconfiada. Entrar em campo pensando no empate mas sabendo que é possível, com a rapidez que caracteriza o meio-campo>ataque do time de Assis, vencer essa segunda partida.

Considerando a possibilidade mínima de empate e a soma de 4 pontos imagino que o Assisense tenha condições de jogar por uma vitória em Olímpia, domingo que vem. Se isso ocorresse a classificação praticamente estaria garantida com uma vitória entre as 3 partidas do returno. Mas, como precaução é bom fator nessas horas, o empate nos levaria a 5 pontos e, assim, nos traria para dois jogos consecutivos no Tonicão, no returno, decidindo em casa a garantia da vaga para a quarta e penúltima fase.

Digo isso porque reafirmo a conta de que com 10 ou 11 pontos o Assisense garante a vaga. Assim, com 5 pontos no primeiro turno e duas vitórias nos jogos do returno no Tonicão fecharíamos a penúltima rodada com os necessários 11 pontos. Iríamos, assim, para Suzano, na última rodada precisando apenas de um empate para garantir a liderança do grupo 18.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :