domingo, 4 de agosto de 2013

Assisense encerra 1º turno fora da classificação

Cláudio Messias*

Foi encerrada, hoje, a rodada que completa o primeiro turno da segunda fase do Campeonato Paulista, Segunda Divisão. Agora, o torneio dá uma pausa de uma semana para a retomada da jornada de jogos pelo returno. Daqui a exatamente duas semanas serão conhecidas as 16 equipes que avançam para a terceira fase. Hoje, o Assisense estaria fora do grupo de 16 clubes, pois não consegue sequer ficar entre os 4 melhores terceiros colocados de cada grupo.

A melhor equipe do primeiro turno é a Inter, de Bebedouro, que venceu os três jogos pelo grupo 10, o mesmo de Grêmio Prudente, que demitiu treinador durante a semana e hoje, pela manhã, goleou o Paulistinha por 4 a 0, no estádio Prudentão. O pior desempenhou é o da SEV Hortolândia, que perdeu todos os três jogos e dificilmente consegue reverter a situação e garantir uma vaga.

Da macro-região, no Oeste do Estado, somente Assisense e Araçatuba encontram-se em situação complicada na tabela de classificação. Ontem, o Tupã venceu o Cotia, em casa, por 1 a 0, e garantiu a segunda colocação no grupo 14. O XV de Jaú foi a Hortolândia e goleou por 4 a 0, mantendo a vice-liderança do grupo 12, o mais equilibrado da segunda fase (todos os três primeiros colocados somam os mesmos 5 pontos). O Tanabi empatou em 1 a 1 com o Ecus, em Suzano, e manteve a liderança isolada do grupo 11.

Entre os melhores terceiros colocados estão: União Suzano (5 pontos), pelo grupo 12; Paulistinha (grupo 10), Ecus (grupo 11) e Osasco (grupo 13) somam os mesmos 3 pontos. Assisense, pelo grupo 9, e Cotia, pelo grupo 14, têm somente 2 pontos e não figuram entre os 4 primeiros terceiros colocados que pelo regulamento garantem vaga para a terceira fase.

Returno - O Assisense joga ño próximo domingo contra o Diadema, no estádio Tonicão, abrindo o returno. O Falcão do Vale precisa vingar a derrota de ontem (2 a 1) para continuar vivo na competição. Depois, na quarta, dia 14, também no Tonicão, precisa de outra vitória sobre o Taboão. Com esses resultados, somará 8 pontos, ainda insuficientes para garantir a classificação. No jogo final, domingo, dia 18, em Fernandópolis, um empate contra o Fefecê deve garantir, ao menos, a classificação como um dos quatro terceiros melhores colocados dessa segunda fase.

*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :