quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Assisense espera resultado entre União Suzano x Olímpia

Cláudio Messias*

União Suzano e Olímpia abrem daqui a pouco, às 19 horas, a segunda rodada da terceira fase da Segundona do Campeonato Paulista. O jogo acontece no estádio municipal "Francisco Marques Figueira", em Suzano, e interessa diretamente ao Assisense. O empate é o melhor resultado para os interesses do time de Assis, mas até mesmo um placar positivo para os donos da casa pode ser entendido como razoável.

O Assisense lidera o grupo 18 com 3 pontos. É seguido pelo Olímpia e pelo Paulistinha, que têm 1 ponto cada. Assim, caso haja empate hoje, em Suzano, o Olímpia chega no máximo a 2 pontos, enquanto o União somaria apenas o primeiro ponto na terceira fase. Isso favoreceria para que o Assisense jogasse por um empate amanhã, em São Carlos, frente ao Paulistinha, que também tem apenas 1 ponto até aqui.

Na eventualidade de uma vitória do União Suzano o ideal é que ocorra por no máximo 1 gol de diferença. É que com esse resultado positivo o time de Suzano iria a 3 pontos e manteria o saldo negativo de gols, uma vez que perdeu por 2 a 0, no Tonicão, na primeira rodada. Com o suposto empate em Olímpia, seja qual for o placar, o Assisense somaria 4 pontos e manteria o saldo positivo de 2 gols.

O empate no confronto de daqui a minutos em Suzano permitiria, por exemplo, que o Assisense, dependendo das circunstâncias do confronto em Olímpia, até somasse uma derrota, pois mesmo assim manteria a vice-liderança do grupo 18. Tudo isso são fatores positivos da vitória sobre o favorito União Suzano na primeira rodada, resultado que deu uma espécie de gordura a queimar ao time de Assis.

Confio sobremaneira que o Assisense retorne de São Carlos somando ao menos um ponto frente ao Paulistinha, cuja campanha até aqui no campeonato impõe respeito. Com isso, o time iria para Olímpia, no domingo, com o objetivo de somar, novamente, ao menos um ponto, mas sabendo que pode, sim, ter ambição por voltar com 3 pontos, dada a irregularidade de campanha do nosso terceiro adversário de grupo.

Considerando o que vi aqui, no Tonicão, deixei de confiar no potencial do União Suzano e passei a ficar de olho no Paulistinha, nosso adversário de amanhã. O time de Suzano mostrou-se frágil na defesa, como o foi o Taboão da Serra, no nosso grupo, na segunda fase. Começo a acreditar que Assisense e Paulistinha sejam os dois favoritos a ficar com as duas vagas e, assim, avançar.

Tudo, porém, suposição. Quando a bola rola, como ocorrerá daqui a minutos em Suzano, as circunstâncias fazem de cada jogo momentos únicos. Daí a razão de ser do futebol, o mais apaixonante dos esportes coletivos.




*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :