sábado, 18 de julho de 2015

SEGUNDONA BRAVA - Atlético Assisense tenta quebrar tabu: vencer o Fernandópolis

Cláudio Messias*

O jogo dessa manhã de domingo, no estádio Tonicão, envolve muito mais que a rivalidade, histórica, Assis x Fernandópolis nas divisões intermediárias do Campeonato Paulista. Além de briga direta por vaga no G-4 do Grupo 1 na temporada 2015, o confronto Atlético Assisense x Fernandópolis representa um tabu: desde 2007 o time de Assis não vence o rival.

Em 5 edições da Segunda Divisão foram dez confrontos entre os dois times. Esse duelo só não ocorreu em 2007 e em 2012, ocasiões em que, respectivamente, não houve cruzamento de chaves entre os dois times e, depois, o Atlético Assisense acabou não autorizado a participar, devido a problemas estruturais no estádio Tonicão.

Em dez confrontos o Fernandópolis se deu melhor em oito. Destaque para a temporada de 2009, ocasião em que o Fefecê aplicou a maior goleada do confronto: 6x1, no dia 5 de julho, no estádio Cláudio Rodante. No jogo de ida, em Assis, o adversário já havia aplicado outra goleada: 4x0, em pleno Tonicão.

A única temporada em que houve equilíbrio foi a de 2013. Dois empates, sendo um em Assis, no dia 28 de julho (1x1), e outro em Fernandópolis, dia 18 de agosto (0x0). Naquela ano, pela primeira vez desde 2007, o Atlético Assisense finalmente avançou para a Segunda Fase, deixou o Fefecê para trás e esbarrou na penúltima fase, sendo eliminado pela Inter de Bebedouro.

Em 2015 as campanhas de Fernandópolis e Atlético Assisense têm sido caracterizadas pela regularidade. Vantagem para o time de Assis, que soma 8 vitórias e totaliza 25 pontos, enquanto o rival tem 22 pontos e seis vitórias até aqui. A única vantagem do Fefecê está no número de derrotas, pois acumula uma a menos.

No balanço geral, o jogo desse domingo, às 10 horas, colocará em campo o time de melhor ataque do Grupo 1, o Atlético Assisense, contra o de melhor defesa, Fernandópolis. Falcão do Vale com 29 gols marcados e o Fefecê com 9 gols sofridos.

Pela primeira vez no ano todas as torcidas de Assis ficarão atentas a esse jogo no Tonicão. É que uma vitória do Atlético Assisense, além de colocar o time a duas vitórias da classificação para a Segunda Fase, faltando 4 jogos, ainda permite que o Fernandópolis não pontue e, assim, o Vocem se mantenha no G-4 do grupo, com um ponto a mais que o Fefecê.

Nos últimos três jogos o Atlético Assisense venceu todos, e de goleada: 4x0 no Bandeirante, 7x2 no José Bonifácio e 6x1 no Osvaldo Cruz, o que coloca o Falcão do Vale na vice-liderança do Grupo 1. Já o Fernandópolis também vem de três vitórias, sobre Noroeste (1x0), Bandeirante (6x0) e José Bonifácio (2x0).

Nas quatro rodadas restantes o Atlético Assisense ainda tem pela frente o Grêmio Prudente, fora de casa; o Tanabi, fora de casa; o Vocem, em Assis, e o América, fora de casa. Já o Fernandópolis tem o Tanabi, fora de casa; o Osvaldo Cruz, em casa; o América, em casa, e o Vocem, em Assis.



* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :