sábado, 18 de julho de 2015

RESULTADOS - Taboão vence e estraga festa do São Bernardo no Grupo 3

Cláudio Messias*

Sábado de jogos cujos resultados começam a desenhar a composição das chaves da Segunda Fase da Segundona 2015. Dois resultados eram considerados importantes para os planos de São Bernardo e Mauaense e ocorreram simultaneamente, nessa tarde. São Bernardo sofrendo a segunda derrota na temporada: 2x1 para o Tabão da Serra, e a Mauaense vencendo o Manthiqueira por 1x0.

Antes do início da rodada o São Bernardo, com então 28 pontos, somava 11 pontos a mais que a Mauaense, quinta colocada na chave. Ou seja, vencendo o Taboão e coincidindo com derrota da Mauaense, o time do ABC garantiria classificação para a Segunda Fase, uma vez que faltariam somente 12 pontos a disputar e a vantagem em relação ao quinto colocado chegaria aos 14 pontos.

Mas, ocorreu exatamente o contrário. O Taboão da Serra venceu o jogo por 2x1 e a Mauaense fez 1x0 no Manthiqueira. Taboão, agora, com 22 pontos e subindo da quarta para a terceira colocação no Grupo 3. Desastroso o resultado para o Manthiqueira, que sai da terceira posição e cai para quinto, no lugar da Mauaense, agora no G-4.

Para piorar a situação do São Bernardo, o Jabaquara, vice-líder, estreitou para apenas um ponto a diferença em relação ao líder. Venceu o ECUS, em Suzano, por 2x0 e chegou aos 27 pontos.

Portanto, a diferença que era de 11 pontos entre o São Bernardo e o quinto colocado passa a ser, agora, de apenas 9 pontos (o Manthiqueira tem 19 pontos). Ou seja, faltando 4 jogos e, por conseguinte, 12 pontos em disputa, o São Bernardo, de quase classificado, passa à condição de ameaçado, sim, de não avançar para a Segunda Fase.


* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :