terça-feira, 14 de julho de 2015

DA POLTRONA - Atlético Assisense e Vocem secarão Noroeste pela TV

Cláudio Messias*

A Federação Paulista de Futebol alterou o estranho horário marcado para o confronto Noroeste x Grêmio Prudente, sábado, abrindo a décima quarta rodada da Primeira Fase da Segundona 2015. Antes, esse confronto, no estádio Alfredo de Castilho, em Bauru, ocorreria às 10 horas desse dia 18. Agora, atendendo a ordem da Rede Vida de Televisão, esse jogo acontecerá após a missa, ou seja, às 19 horas.

O resultado desse jogo em Bauru interessa diretamente ao Atlético Assisense, que no domingo, às 10 horas, recebe o Fernandópolis no estádio Tonicão. Caso queira, com os pés no chão, pensar exclusivamente na classificação, o Falcão do Vale torcerá por uma vitória do Grêmio Prudente ou, na pior das hipóteses, por um empate sem gols. O importante, nessa opção, é secar o Noroeste, para que não some pontos e, se possível, não marque gols. Ou seja, reconhecer que o melhor time do Grupo 1 é, efetivamente, o Grêmio Prudente, habilitado, pois, a disparar na liderança.

O Atlético Assisense poderá entrar em campo, domingo, no duelo com o Fernandópolis, dando o primeiro de três passos que podem garanti-lo na Segunda Fase. É que o time de Assis tem pela frente cinco jogos nesse returno, sendo três deles em confronto direto com clubes que brigam por vaga no G-4. Em eventual tropeço do Grêmio Prudente, sábado, em Bauru, o time de Assis, com uma vitória no domingo, ficaria a um ponto da liderança da chave. Mas, veria o Noroeste mantendo a mesma pontuação que a sua e, assim, estreitando a diferença entre quem lidera e quem está fora do G-4, cenário perigoso nas atuais circunstâncias.

Além de Fernandópolis, nesse domingo, o Falcão do Vale terá a difícil batalha com o Grêmio Prudente, em Presidente Prudente, dia 25 de julho, um sábado, pela décima sexta rodada, o que aumenta a necessidade de vitória sobre o Fefecê. Na mesma rodada, o Fernandópolis fará o clássico regional com o Tanabi, fora de casa, o Vocem receberá o América e o Noroeste irá a Birigui enfrentar o eliminado Bandeirante. Chance, pois, de os adversários diretos somarem 3 pontos e incógnita no confronto do Prudentão.

Prosseguindo, a antepenúltima rodada do returno trará desafios não menos difíceis. Enquanto o Fernandópolis receberá o eliminado Osvaldo Cruz, o Noroeste recepcionará o igualmente sem pretensões José Bonifácio. O Vocem irá a Presidente Prudente enfrentar o Grêmio e o Atlético Assisense receberá o hoje despretensioso quebra-canela Tanabi. Fefecê, Norusca e Falcão do Vale em condições de abrir pontuação, e incógnita no jogo do Prudentão.

A penúltima rodada trará iguais situações antagônicas. Noroeste pegando a baba Osvaldo Cruz, Fernandópolis duelando no derby com o América e Atlético Assisense x Vocem reencontrando no derby.

Depois, finalizando a Primeira Fase com todos os 15 jogos, dos três grupos, realizados às 10 horas do dia, o Atlético Assisense encerra sua participação indo a Rio Preto onde, no estádio Teixeirão, enfrenta um América que, ao que tudo indica, não terá forças para brigar por vaga no G-4. O Grêmio Prudente cumprirá tabela com o eliminado Osvaldo Cruz, enquanto Vocem x Fernandópolis tendem a fazer o jogo mais importante da rodada, podendo colocar o vitorioso na Segunda Fase e eliminar as pretensões do derrotado. Já o Noroeste recebe o Tanabi, devendo somar 3 pontos e carimbar passagem para a decisiva penúltima fase.

Diante desse cenário, o Atlético Assisense precisará vencer três dos cinco confrontos e, dentro de uma estratégia fria e calculista, administrar a ideia de que perder um desses 5 desafios representará, muito mais do que um tropeço, uma gordura a queimar. Sim, chegará um momento em que ser derrotado para um Grêmio Prudente, por exemplo, não será o fim do mundo, de maneira que será necessário ao menos empatar no derby com o Vocem e, impreterivelmente, vencer Fernandópolis, Tanabi e América. O ideal, para não passar sufoco, é programar empate para os clássicos com Vocem e Grêmio Prudente, mas jamais abrir mão de vencer os outros três confrontos.

Escrever, assim, na frieza de um sofá e sobre as teclas de um computador, é fácil. Difícil é transformar essa teoria em prática. O que dá confiança para acreditar que Atlético Assisense e Vocem estarão na Segunda Fase é que ambas as equipes têm uma regularidade de desempenho nas 13 rodadas disputadas até aqui que, no geral, sustentam mais otimismo do que pessimismo. No caso do Falcão do Vale, a vice-liderança atual, com o melhor saldo de gols da Segundona 2015, não chegou por acaso. E também não foi ao acaso que o Esquadrão da Fé, em 1/3 do torneio, duelou com o Grêmio Prudente a condição de melhor clube da chave.

* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :