sexta-feira, 10 de julho de 2015

SEGUNDONA BRAVA - Árbitro repete, um ano depois, atuação em confronto Osvaldo Cruz x Assisense

Cláudio Messias*

A décima terceira rodada da Segundona 2015 será aberta na noite dessa sexta-feira e é considerada decisiva para os planos de muitas das 20 equipes que, na opinião do blogueiro, ainda alimentam algum tipo de esperança para avançar para a Segunda Fase. Faltando seis jogos para o encerramento do returno da Primeira Fase, não se pode mais errar. Igualmente, um erro de arbitragem pode colocar abaixo, agora, planejamentos sérios, sacrificados por uma divisão que exige sobremaneira de clubes via de regra sem estrutura profissional.

Ultimamente, um árbitro pertencer à elite da comissão de arbitragem da Federação Paulista de Futebol não tem sido fator positivo algum. Mas, é sempre uma boa expectativa saber, por exemplo, que um árbitro com trajetória regular na Série A-1 está escalado para atuar em Osvaldo Cruz x Atlético Assisense, nessa manhã de domingo, às 10 horas. O funcionário público Douglas Marques das Flores será o mediador do confronto que pode, em combinação de resultados, estreitar a proximidade entre o vice-líder Assisense e o líder Grêmio Prudente. Hoje, essa diferença é de 4 pontos.

Douglas das Flores vem de 16 escalas em 2015. Foram três atuações na Copinha São Paulo, uma na Série A-3, três na A-2, oito na A-1 e uma na Segundona. Na elite do futebol paulista ele atuou como árbitro principal em 6 confrontos. Destaque para jogos envolvendo os grandes clubes do Estado, como Corinthians 3x0 Marília, dia 1.o de fevereiro; Santos 4x2 Linense, dia 1.o de março, e São Bernardo 0x1 Palmeiras, dia 22 de março. Pela Segundona, Douglas atuou, dia 7 de junho, em América 2x1 Fernandópolis.

Formado árbitro em 2006, Douglas das Flores tem 29 anos de idade e pertence, no ranking de arbitragem da Federação, à Categoria 1. No ano passado, atuou no derby Atlético Assisense 0x1 Vocem, dia 25 de maio, no Tonicão, e, também, em Osvaldo Cruz 1x0 Atlético Assisense, no mesmo estádio Breno Ribeiro do Val desse domingo, só que no dia 18 de maio. Com aquele resultado, o time de Osvaldo Cruz garantia a quarta colocação no Grupo 1 e só perderia a vaga na Segunda Fase, exatamente para o Atlético Assisense, porque foi punido com perda de pontos no TJD pela escalação de jogadores irregulares.

O árbitro assistente 1 para o jogo desse domingo, em Osvaldo Cruz, será Diogo Correia dos Santos, analista de sistemas que tem 30 anos de idade e é formado desde 2006. Vigésima quinta escala do ano, com prevalência de atuações nos torneios de divisão de base a Federação. Ainda não atuou em jogos dos dois clubes de Assis.

Patrick André Bardauil, de 26 anos, será o árbitro assistente 2 de Osvaldo Cruz x Atlético Assisense. Vinte e sete escalas no ano, com ênfase aos torneios de base. Três atuações na Série A-3, duas na A-2 e três na Segundona. Também não atuou em jogos dos clubes de Assis.

O quarto árbitro será Hércules Ribeiro Paulino que, esse sim, traz boas lembranças ao torcedor do Atlético Assisense. Ele foi igualmente quarto árbitro no derby Vocem 0x2 Atlético Assisense, dia 6 de junho desse ano.



* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :