terça-feira, 20 de maio de 2014

Segundona registra a pior média de público do ano

Cláudio Messias*

Com a chegada do returno da Primeira Fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista 2014 houve queda no total geral de público que pagou ingressos para ver os 18 jogos disputados na sétima rodada, realizada no final de semana passado. Clubes que começaram a temporada arrebanhando adeptos perderam o fôlego de bilheteria, ao passo em que agremiações antes com média de público tímida esboçam levar mais pagantes às arquibancadas.

O ranking de bilheteria da Segundona 2014 continua com o Mauaense disparado na frente no quesito público pagante. O clube da Grande São Paulo folgou na rodada passada, e ainda assim mantém a dianteira com folga, totalizando 12.433 torcedores que pagaram para ver, até agora, 4 jogos realizados no estádio Pedro Benedetti.

Se o Mauaense não entrou em campo como mandante, o clube com pior desempenho de bilheteria, entrou. O Diadema venceu o São Vicente (2x1) no estádio Distrital do Inamar, no Grande ABC, assistido por 16 pagantes. Lá, o ingresso foi cobrado a R$ 10. O interessante é que as despesas declaradas pelo mandante para a realização do jogo totalizaram R$ 7,40. É importante ressaltar que o Jacareí, último no ranking, realizou apenas uma partida com portões abertos ao público e, portanto, cobrando ingressos.

No ranking geral dos clubes que mais levam público aos estádios o Vocem, de Assis, continua na segunda colocação, com público pagante de 4.756 torcedores, em 4 jogos sob seu mando. Vê, porém, o Bandeirante, de Birigui, aproximar-se, com 3.397 pagantes e, assim, ocupando a terceira colocação. O Atlético Assisense, com 1.506 pagantes em 3 jogos em que mandou, ocupa a 11ª posição.

O Vocem começou o torneio com 1.188 pagantes, subiu ao recorde de 2.137 pagantes no derby contra o Atlético Assisense a partir de então não parou mais de cair. Baixou para 1.437 pagantes na 5ª rodada e, no domingo passado, quando recebeu o Bandeirante (0x0), no Tonicão, levou 652 torcedores a pagar ingresso.

Na rodada do final de semana passado o Grêmio Prudente, com o derby contra o Presidente Prudente, protagonizou, como mandante, o melhor público entre os 18 jogos realizados. O time prudentino tem a 10ª melhor média de público do torneio e é um dos que mais crescem no quesito público.

No total, a sétima rodada da Segundona levou às arquibancadas 4.083 pagantes. Com isso, a média de público por jogo caiu de 403,2, registrada na sexta rodada, para 226,8 pagantes. É a pior de todas as médias verificada até aqui, superando a quarta rodada, que havia registrado 246,4 pagantes por jogo.

Até agora, 48.662 torcedores pagaram ingressos para ir a jogos em sete rodadas disputadas pela Segunda Divisão de 2014.




*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :