segunda-feira, 12 de maio de 2014

Público da Segundona volta a cair na abertura do returno

Cláudio Messias*

Os dezessete jogos que abriram o segundo turno da Primeira Fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista 2014 registraram queda sensível de público se comparado à tendência das últimas rodadas. No final de semana passado, na disputa da sexta rodada, compareceram aos estádios paulistas 6.855 torcedores pagantes, o que perfaz uma média de 403,2 torcedores por partida.

O destaque de público continua sendo o Mauaense, que nesse sábado levou 2.689 pessoas a pagar ingresso de R$ 10 para ver o empate em 2x2 com o Jabaquara no estádio Pedro Benedetti, em Mauá, pelo grupo 7. O Mauaense soma 14 pontos, é líder isolado da chave, mas foi parado, em casa, pelo Jabaquara, vice-lanterna, que soma 5 pontos.

O Suzano registrou o pior público da rodada, levando somente 17 torcedores a pagar ingresso para ver a boa vitória sobre o Taboão da Serra (3x2), na tarde desse domingo, no estádio Francisco Marques Figueira, na cidade de Suzano. O time mandante é quarto colocado no grupo 6, com 7 pontos, enquanto o Taboão da Serra é o atual vice-líder, com 10. A liderança da chave está com o Nacional, que soma 16 pontos após a vitória, fora de casa, sábado, sobre o Guarulhos (1x0). O Nacional é, hoje, o melhor time da Segundona, somando 5 vitórias e um empate.

Nas 6 rodadas disputadas a Segunda Divisão levou um total de 44.579 torcedores aos 39 estádios que recebem partidas, o que perfaz uma média de 437,04 pagantes por jogo.

Na rodada passada, o Clube Atlético Assisense manteve a média e levou 509 torcedores a pagar ingresso para ver a derrota por 2x0 para o Grêmio Prudente, no estádio Tonicão. Já o Vocem, no sábado, venceu, no estádio Prudentão, o Presidente Prudente FC (4x0) assistido por 105 pagantes.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :