quinta-feira, 22 de maio de 2014

Derby faz árbitro atuar duas vezes consecutivas em jogos do Atlético Assisense

Cláudio Messias*

Uma coincidência para o derby Atlético Assisense x Vocem, pela oitava rodada da Segunda Divisão do Campeonato Paulista 2014. O árbitro escalado para o confronto atuou, domingo, passado, no confronto Osvaldo Cruz 1x0 Assisense, realizado no estádio Breno Ribeiro do Val, em Osvaldo Cruz. Se lá Douglas Marques das Flores foi o quarto árbitro, nesse domingo será o árbitro principal no clássico do Médio Vale do Paranapanema.

O sorteio dos árbitros que irão atuar na oitava rodada aconteceu na tarde de ontem, na sede da Federação Paulista de Futebol. Na solenidade, comandada pelo presidente da comissão de arbitragem da FPF, Marcos Cabral Marinho, foi sorteada a coluna da direita para os árbitros principais. A coluna da direita marcava Alessandro Darcie como opção para o derby dessa manhã de domingo no estádio Tonicão.

A escala completa da arbitragem para o derby tem, além de Douglas Marques das Flores, os auxiliares Leandro Matos Feitosa e Bruno Bonani Munhoz. O quarto árbitro será Alex Júnior de Jesus.

A atuação no derby de Assis será a 12ª escala de Douglas das Flores na temporada 2014. Além de dois jogos pela Copa São Paulo de Futebol Jr., ele atuou pelas séries A-3, A-2 e A-1. Na principal divisão do Campeonato Paulista, mediou os confrontos Penapolense 0x2 Bragantino e Linense 0x4 Corinthians. Com 28 anos de idade, é funcionário público e vem de formação em arbitragem desde 2006.

Experiente, mesmo, é o auxiliar 1 escalado para o derby desse domingo, no Tonicão. Dos 21 jogos em que atuou na temporada até aqui, 6 foram pela Série A-1 do Paulistão e dois pelo Brasileirão. O auxiliar 2, Bruno Bonani Munhoz, fez, durante o semestre, jogos por competições como Copa São Paulo e as Séries A-2 e A-3 do Paulistão. Os dois auxiliares nunca atuaram em jogos do Atlético Assisense no passado.

Mulheres - Nessa oitava rodada a Federação Paulista de Futebol ampliou o número de mulheres que irão atuar como árbitras auxiliares em jogos da Segundona. Maria Nubia Ferreira Leite será auxiliar 2 no confronto União São João x Guariba, enquanto Tatiane Sacilotti Camargo será assistente 2 em Atibaia x Atlético Mogi. Adriana de Almeida será assistente 2 no jogo São Bernardo x Mauaense, Maísa Teles Paiva atuará como assistente 1 entre Taquaritinga x Lemense; Patrícia Carla Oliveira, árbitra assistente 2 entre Sumaré x Elosport e Renata Ruel Xavier, auxiliar 2 entre Jabaquara x São Vicente.

Foto: Comissão de Arbitragem/FPF
Douglas das Flores foi quarto árbitro, domingo passado,
no confronto Osvaldo Cruz 1x0 Atlético Assisense


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.


Nenhum comentário :