sexta-feira, 2 de maio de 2014

Grêmio Prudente vence em Birigui e garante liderança do 1º turno

Cláudio Messias*

Durou muito pouco a festa do Bandeirante após a vitória por 2x0, em Assis, sobre o Atlético Assisense. O time recebeu o Grêmio Prudente, agora à noite, fechando o primeiro turno da Primeira Fase da Segundona 2014, e anulou tudo o que vez uma semana atrás. A derrota por 3x0 castiga sobremaneira o time de Birigui, que perde a segunda partida sob seus domínio e, no returno, terá de encarar três confrontos fora de casa.

Com o resultado dessa noite, no único jogo da Segundona nessa sexta-feira, o Grêmio Prudente comprova ser uma das forças desse Grupo 1, somando 11 pontos em 5 jogos. O time prudentino não pode mais ser alcançado nesse primeiro turno e vai para o retorno sendo um dos 3 únicos invictos que ainda restam entre os 39 clubes que disputam os 7 grupos do torneio. O próximo adversário do líder isolado é justamente o Atlético Assisense, a quem venceu, na abertura do campeonato, por 2x0.

Presidente Prudente x Atlético Assisense entram em campo amanhã, às 16 horas, no estádio Prudentão. Lá, em Presidente Prudente, o Falcão do Vale joga pela soma de pontos. Um empate não é considerado resultado ruim, uma vez que o Bandeirante soma 6 pontos, já encerrou o primeiro turno e, no mínimo, continuará em quarto lugar, posição que ocupa no momento. Já o Atlético Assisense, com um empate, somaria 7 pontos, seguraria o Presidente Prudente nos 5 pontos e planejaria o retorno com tranquilidade razoável.

No jogo que fecha a rodada do grupo, domingo, jogam Vocem x Osvaldo Cruz. Para os interesses do Atlético Assisense esse jogo teria como placar ideal um empate. Mas, pensando em um returno tranquilo, o Falcão do Vale ficaria satisfeito com uma vitória do rival de Assis, pois igualmente seguraria o Osvaldo Cruz com 5 pontos. Nessas suposições, os três classificados diretos do grupo, no returno, seriam Grêmio Prudente, Vocem e Atlético Assisense, sobrando para o Bandeirante fazer campanha de recuperação que lhe garanta ser um dos 3 melhores quartos colocados que avançam por índice técnico para a Segunda Fase.

A rádio Assiscity Online irá transmitir Presidente Prudente x Atlético Assisense, direto do estádio Prudentão., nesse sábado. A emissora também fará a transmissão ao vivo de Vocem x Osvaldo Cruz, domingo  pela manhã, direto do estádio Tonicão.

Hoje, em Birigui, nenhuma emissora local ou de Presidente Prudente cobriu o jogo. As informações sobre Bandeirante 0x3 Grêmio Prudente foram repassadas via torpedos de telefone celular por meu amigo Adair Leme, que reside em Birigui e foi ao estádio. Segundo ele, o Bandeirante jogou melhor que o Grêmio, que fez os dois gols nas oportunidades que criou.

Diversas paralisações atrasaram o jogo, principalmente no segundo tempo. O confronto foi caracterizado por excesso de confusão entre os jogadores.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Um comentário :

Unknown disse...

Messias, você sabe me dizer qual o motivo da saída do técnico Alisson do Assisense?