sábado, 24 de maio de 2014

CREPÚSCULO - Grêmio Prudente faz 2x0 e dá o recado: se virem

Cláudio Messias*

O Grêmio Prudente demonstrou, nesse sábado, por que é o melhor clube do grupo 1 e um dos melhores de toda a Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 2014. Fez 2x0 no Osvaldo Cruz, em casa, e terá tempo de sobra para programar sua participação na Segunda Fase. Clube que tem projeto, estratégia e equilíbrio avança com tranquilidade na Prima Fase da Segundona.

A partida realizada no estádio Prudentão terminou minutos atrás. Se o Grêmio abriu o placar aos 21 minutos iniciais com Luciano Gigante, sepultou o placar aos 46 minutos complementares, com Elielton. Em momento algum, na cobertura feita pela rádio Clunbe 750 AM, de Osvaldo Cruz, os visitantes ofereceram perigo ou ameaçaram o domínio do Grêmio. Situação, pois, que faz jus ao resultado e confirma que a nossa região terá, sim, ao menos um representante na reta final da Segundona, caso a tendência se confirme.

O Osvaldo Cruz sai da rodada como o maior prejudicado entre os três clubes que figuravam na zona de classificação para a Segunda Fase. Corre o risco de ser ultrapassado pelo Atlético Assisense, caso o mesmo vença o derby de amanhã contra o Vocem, mas ainda assim, caso o Vocem é que vença esse confronto, vê como distante uma campanha que o torne um dos 3 melhores quartos colocados entre os 7 grupos em disputa nessa fase inicial do torneio. Digo isso porque o time de Osvaldo Cruz terá como dois últimos confrontos o Presidente Prudente, no mesmo estádio Prudentão, e, por fim, o Vocem, em Osvaldo Cruz. Em momento algum, nesse ano, o Azulão de Osvaldo Cruz convenceu-me de que pode passar de fase.

Contra o Osvaldo Cruz pode pesar, ainda, uma situação de tapetão que remete ao amadorismo. Há, de acordo com a rádio Clube 750 AM, não só uma situação de denúncias de irregularidades contra o clube, mas, sim, duas. E, o que é pior, em jogos distintos, o que representa a possibilidade de perder ao menos 4 pontos na tabela, cessando qualquer sonho de avanço para a Segunda Fase. Ambos os casos estão no Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol, com julgamento, a priori, no dia 2 de junho.

Enfim, a partir de agora o derby Atlético Assisense x Vocem serve para definir o futuro das duas equipes de Assis. Com a iminente perda de ao menos 3 pontos do Osvaldo Cruz no TJD, o empate no jogo desse domingo, no Tonicão, pode ser encarado como bom para os dois times de Assis, uma vez que nesse contexto o Vocem estaria aritmeticamente classificado junto com o Bandeirante, restando ao Atlético Assisense fazer das duas últimas rodadas uma oportunidade de ficar entre os 4 primeiros colocados da chave e avançar para a Segunda Fase por critérios técnicos.

Em suma, se o Vocem vencer o derby, confirma a lógica e carimba o passapoirte. Se o Atlético Assisense é quem vencer, continua no páreo. Se der empate, Vocem dentro, Falcão do Vale respirando por aparelhos.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :