sábado, 20 de junho de 2015

SEGUNDONA BRAVA - Atlético Assisense e Noroeste duelam sem riscos

Cláudio Messias*

Um jogo abriu, ontem, a décima rodada da Primeira Fase da Segundona 2015. É o returno e, agora, começam a ser desenhadas as 12 vagas que preenchem a Segunda Fase, daqui a 9 semanas. O Lemense confirmou a regularidade no Grupo 2 e aplicou uma sonora goleada sobre o Desportivo Brasil: 6x0. É, hoje, o clube com a terceira melhor campanha no certame, somando 7 vitórias em 10 jogos.

A rodada tem continuidade nessa tarde de sábado. No momento, a bola rola para Taboão da Serra 0x0, Manthiqueira 2x0 ECUS, Mauaense 0x0 São Bernardo, Suzano 0x0 Guarulhos, Noroeste 0x0 Atlético Assisense. Outros dois confrontos serão realizados até à noite, todos válidos pelo Grupo 1: Grêmio Prudente x Fernandópolis, às 16h00, e América x Tanabi, às 19 horas, com transmissão ao vivo pela Rede Vida de Televisão.

Noroeste x Atlético Assisense representa um confronto em que, caso haja vencedor, o derrotado não sairá da zona de conforto, ou seja, do G-4. É que as duas equipes somam 16 pontos e estão a 4 pontos de vantagem sobre o quinto colocado Fernandópolis. O vencedor, contudo, dormirá na condição de segundo colocado, ultrapassando o Vocem, que soma 17 pontos e joga amanhã, pela manhã, recebendo, no Tonicão, o José Bonifácio. Nessa mesma linha de cálculo, o empate colocaria o Noroeste momentaneamente à frente do Vocem, pois empataria em número de vitórias, porém apresentaria melhor saldo de gols.

Olhos voltados para o América, que eventualmente vencendo o Tanabi chega aos 13 pontos e pode, em cruzamento de resultados, passar o Fernandópolis e reaproximar do G-4, ganhando a quinta colocação. Vale ressaltar que o Fernandópolis está visitando o Grêmio Prudente, no Prudentão, com a difícil missão de duelar com o melhor time da chave.

Retrospecto - Atlético Assisense x Noroeste se enfrentaram na rodada de abertura da Segundona 2015, dia 19 de abril, no estádio Tonicão. Vitória inquestionável do Falcão do Vale, por 2x0, gols de Aguiar, aos 12 minutos finais, e Diego Iatecola, aos 21 minutos.

O que causa estranhamento, na fala do técnico do Noroeste para a rádio 87.9 FM, de Bauru, é admitir que do time que esteve em Assis naquele 19 de abril, somente 4 jogadores permanecem no elenco do clube noroestino. Logo, se a agremiação levou 18 atletas a Assis para a estreia, significa que tem, hoje, 14 novos nomes inscritos, o que totalizaria 32 nomes. Resta aguardar a súmula da partida e verificar se, conforme ratifica a Federação Paulista de Futebol, realmente um clube consegue inscrever SOMENTE 28 JOGADORES para a disputa da Primeira Fase.



* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :