quinta-feira, 21 de maio de 2015

SEGUNDONA - Atlético Assisense reencontra árbitro de 2014 no Clássico do Oeste

Cláudio Messias*

O torcedor de Assis terá a oportunidade de conhecer nesse domingo aquela que é a segunda maior força do futebol da Segundona em 2015. O Grêmio Prudente, vice-líder do Grupo 1 e dono da segunda melhor campanha do certame, será visitante do Atlético Assisense no estádio Tonicão, às 10 horas. Desempenhos antagônicos, pois o Falcão do Vale, que já foi líder da chave, hoje ocupa a limítrofe quarta colocação e disputa de forma acirrada a manutenção no G-4 que garantirá vaga na segunda fase da competição.

Atlético Assisense x Grêmio Prudente, o Clássico do Oeste,  terá um árbitro conhecido da torcida assisense. Jeferson Silvestrini retorna ao Tonicão um ano depois de mediar a derrota do próprio Falcão do Vale para o Nacional, da capital, na temporada 2014. O jogo foi realizado no dia 19 de julho e Silvestrini atuou como quarto árbitro.

Jeferson Silvestrini tem 31 anos de idade e é formado árbitro desde 2009. Ele ocupa, atualmente, a Categoria 3 do ranking de arbitragem e seu currículo mostra uma carreira em ascensão. Da prevalência de atuação em jogos das categorias sub-15 e sub-17, nos dois últimos anos, em 2015 Silvestrini foi escalado em jogos das Séries A-2 e A-3, mas na condição de quarto árbitro. Atlético Assisense x Grêmio será sua primeira experiência na Segundona na temporada 2015 e como árbitro principal.

O árbitro assistente 1 do Clássico do Oeste será David Botelho Barbosa, de 30 anos de idade. Seu currículo na Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol mostra o que pode ser entendido como decadência de produção. Em 2013, Barbosa atuou como assistente em dez jogos da Série A-1, alguns deles envolvendo os grandes clubes da elite, como Corinthians, São Paulo, Santos e Palmeiras. Ano passado o auxiliar 2 escalado para atuar em Assis no domingo que vem não teve atuações na Série A-1, o mesmo ocorrendo na temporada 2015.

Já o árbitro assistente 2 Luiz Alberto Andrini Nogueira, escalado para o Clássico do Oeste, vem de atuação na Série A-1 em 2015, com seis escalas. Militar de profissão, Nogueira virá a Assis pela primeira vez escalado na condição de membro de comissão de arbitragem.

O quarto árbitro escalado pela Federação para domingo, às 10 horas, será Rafael Emílio Acerra, que já esteve em Assis, no Tonicão,  na temporada de 2014 da Segundona. No ano passado ele foi árbitro em Atlético Assisense 0x2 Bandeirante, dia 27 de abril. Já em 2013 Acerra mediou Osvaldo Cruz 1x1 Atlético Assisense, dia 5 de julho, no estádio Breno Ribeiro do Val, ocasião em que foi quarto árbitro.

Teixeirão - O confronto América x Vocem, marcado para as 10 horas de domingo, no estádio Teixeirão, em São José do Rio Preto, terá como árbitro principal Daniel Destro do Carmo, auxiliado por Miguel Cataneo Ribeiro da Costa e Cláudio Roberto da Costa. O quarto árbitro será Alexandre Luis Gonçalves.


* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :