segunda-feira, 25 de maio de 2015

TALENTO - Jogador revelado em Assis vira queridinho da Seleção Sub-17

Cláudio Messias*

Via de regra, os jogadores que se destacam na Seleção Brasileira Sub-17 acabam vestindo a camisa canarinho em torneios de magnitude das Copas América e do Mundo. Foi assim com, por exemplo, Neymar e David Luiz, hoje convocados por Dunga para a disputa da Copa América. E pode ser essa trajetória de Mauro Júnior, um jogador que caiu nas graças da comissão técnica das categorias de base da Seleção.

Mauro Júnior ainda vai completar 17 anos. O local de nascimento do jogador é uma incógnita. Na Federação Paulista de Futebol consta que ele é nascido em Palmital, enquanto no site da CBF é apontado Platina. Fato, mesmo, é que foi revelado para o universo do futebol pela escolinha do ex-jogador Corina. Seu futebol, hoje, interessa a clubes da Europa. Especula-se que os espanhóis Barcelona e Real Madri tenham proposta de levá-lo ainda neste ano, com plano de formação complementar para os aspectos físicos, técnicos e táticos. Até aí são meras especulações. Fato, mesmo, é que o jovem atleta já veste a camisa da Seleção Brasileira, repetindo a trajetória, por exemplo, do goleiro Jeferson, do Botafogo e titular de Dunga, revelado em Assis.

Mauro Jaqueson Junior Ferreira dos Santos, ou simplesmente Mauro Júnior, é nascido em 6 de maio de 1999. Ou seja, acabou de completar 16 anos de idade. Traz na bagagem a disputa, ano passado, do Sul-americano Sub-17, no Chile, ocasião em que o Brasil foi campeão. Nos registros da assessoria de imprensa da CBF Mauro foi definido como caçula da Seleção, por ser o jogador mais jovem, com 15 anos de idade à época

Atualmente, Mauro Junior está vinculado ao Desportivo Brasil, clube fundado pelo empresário J. Ávila e que tem sede em Porto Feliz. O jogador está inscrito no Campeonato Paulista Sub-17 e disputou 4 partidas no certame de 2015. É autor de 4 gols. No início do ano, ele disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior pela mesma agremiação, que o contratou em 2014, renovou contrato em 2015 e mantém vínculo até 23 de março de 2018. Já são 4 anos de vínculo com o clube.

Mauro é um meia de armação que no Desportivo Brasil joga com a camisa 10, mas que na Seleção Brasileira Sub-17 atua mais recuado, ajudando na marcação, posição semelhante à de um segundo volante. Por ironia, como fase de preparação para o Mundial Sub-17, a Seleção Brasileira enfrentou justamente ao Desportivo Brasil, dia 15 de maio, em jogo-treino. Deu Brasil, por 1x0, mas Mauro estava longe de Porto Feliz. O jogador está em viagem pela Europa, disputando torneios pelo próprio Desportivo Brasil. De 3 taças disputadas, ganhou as 3.

Mauro Júnior em treino de cobranças de penalidades na Seleção Sub-17,
no ano passado. No destaque, foto de seu registro profissional na Federação
Paulista de Futebol pelo Desportivo Brasil, de Porto Feliz


* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :