terça-feira, 12 de maio de 2015

CLIMA NO BLOG - Assis tem manhã mais fria do ano

Cláudio Messias*

Os 10 graus registrados às 8 horas da manhã dessa terça-feira resumiram-se na temperatura oficial mais baixa, em Assis, no ano. A marca foi constatada na estação experimental mantida pela Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. Com vento de 11 km-h a sensação térmica no centro da cidade chegou a 8 graus.

Segundo o CPTEC-Inpe, a frente fria que está sobre a região cruzou, no domingo, com ar quente e úmido vindo desde a Amazônia, provocando o vendaval que chegou a provocar danos em residências da cidade. Esse frio característico de prenúncio de inverno vem do Pacífico e ganha intensidade ao passar pela cordilheira dos Andes.

A partir de amanhã os termômetros voltam a registrar a temperatura média, normal, de maio. Mínima de 12 a 14 graus e máxima não passando dos 26 graus. A umidade relativa do ar volta a cair, tornando o ar seco e sujo, principalmente pelo início da safra de cana-de-açúcar no Médio Vale. A situação se agrava com o aumento de intensidade na velocidade do vento, que pode soprar constantemente a até 25 km-h, resultado da passagem de um ciclo extra-tropical, em alto mar, pela região Sul.

No quesito chuvas, domingo caiu o equivalente a 44,2 milímetros na cidade de Assis, segundo o Ciiagro. Somado aos outros 42 milímetros da semana passada, a cidade totaliza, em média, quase 100 milímetros, ou seja, atinge, em dez dias, 62% do previsto para o mês inteiro pela média histórica de maio.

De acordo com monitoramento de satélite feito pelo CPTEC-Inpe, é possível que volte a chover, de moderado a fraco, nessa sexta-feira. A probabilidade é de 60% e, caso chova, o acumulado não passará de 6 milímetros.


* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :