terça-feira, 24 de setembro de 2013

Censo Escolar 2013 mostra que Prefeitura atende mais alunos que Estado em Assis

Cláudio Messias*

O Ministério da Educação divulgou nessa segunda-feira, 23/SET/2013, no Diário Oficial da União, os resultados preliminares do Censo Escolar 2013. Os dados correspondem a matrículas iniciais feitas, no primeiro semestre, em creches, pré-escolas, ensino fundamental e ensino médio. As salas de EJA, ou seja, Educação de Jovens e Adultos, estão inseridas nos cálculos feitos para o ensino médio.

A cidade de Assis, segundo o Censo Escolar, tem no ano letivo de 2013 o total de 15.603 estudantes regularmente matriculados. Esses dados correspondem a estabelecimentos públicos de ensino, ou seja, não incluem as escolas particulares.

O Censo mostra o avanço no número de alunos atendidos em período integral na cidade. Nos anos finais do ensino fundamental, do quinto ao nono anos, já são 1.212 estudantes matriculados, o que corresponde a quase 50% do total atendido em regime parcial. Como a implantação é gradativa e curricular, a expansão da carga horária ainda não chegou a salas públicas do ensino médio na cidade.

A rede municipal de ensino, mantida pela Prefeitura, atende o correspondente a mais da metade dos estudantes hoje matriculados em Assis. São 8.479 alunos vinculados à Secretaria Municipal da Educação, ante 7.104 atendidos pelo Estado.

O Censo também mostra que Assis tem baixa demanda de vagas para atender estudantes fora da idade regular de estudos. Somente 255 pessoas com idade acima de 17 anos frequentam salas públicas de EJA na cidade.

A íntegra do Censo Escolar 2013, com resultados preliminares, pode ser acessada através do endereço http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=23/09/2013&jornal=1&pagina=12&totalArquivos=752 . Os dados referentes a Assis estão disponíveis na página 290 do DOU (Diário Oficial da União).



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :