domingo, 15 de setembro de 2013

Assisense confirma favoritismo, liderança e vaga na 4ª fase

Cláudio Messias*

O Assisense encerrou a terceira fase da Segundona da mesma forma morna com que classificou-se na fase anterior. Venceu o fraco União, em Suzano, por 2 a 1. Assim, o time de Assis garantiu a liderança do grupo 18 e avança para a quarta e penúltima fase do torneio paulista.

No outro jogo do grupo, sim, houve emoção. Paulistinha x Olímpia protagonizaram futebol que faz jus à classificação para a próxima fase. Em partida de 5 gols, o Olímpia saiu na frente em São Carlos. Mas, o time da casa empatou e virou o placar em 2 a 1, já no segundo tempo. O visitante Olímpia, que precisava do empate, igualou o placar novamente e assim manteve até os 42 minutos. Foi quando o Paulistinha fez o gol salvador, definindo o placar em 3 a 2 me carimbando o passaporte para a quarta fase.

Da região o Tupã também teve momento de dramaticidade para chegar à classificação. O time foi a Primavera como segundo colocado do grupo mais equilibrado da terceira fase. Um empate garantia a vaga e a liderança do grupo, mas uma derrota no confronto direto com o Primavera poria tudo a perder. E foi quase isso que aconteceu, pois no primeiro tempo o time da casa abriu 1 a 0. O empate do Tupã saiu somente aos 38 minutos finais, no segundo tempo. Daquele grupo avançaram Tupã e Cotia, enquanto o Primavera deixou a vaga escapar dentro de casa.

O time preferido da TV Tem Bauru deixou a emissora global nas mãos. O XV de Jaú deu adeus à Segundona ao perder para o Inter de Bebedouro por 2 a 0, em Bebedouro. Naquele grupo o líder foi a surpreendente Matonense, que venceu o Diadema e somou a melhor campanha da terceira fase, com 16 pontos. Agora, a equipe de esportes da TV Tem terá que parar de desprezar Assis e Tupã e engoli o fato de deslocar-se fora da micro-região de Bauru para dar cobertura à Segundona. Isso porque o futebol de lá está totalmente fora das competições a partir de agora, pois o Noroeste também deu adeus à Copa Paulista.

A reunião do conselho técnico da Federação Paulista para definir os parâmetros para a quarta fase da Segundona está formalmente agendada para a quarta-feira, dia 18, às 14 horas, com a presença de representantes dos agora 8 clubes restantes.




*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.


Nenhum comentário :