quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Uma análise sobre a situação do Assisense na 4ª fase da Segundona

Cláudio Messias*

Esclarecidos os critérios que colocaram o Assisense como visitante na última rodada do returno da quarta fase da Segundona do Campeonato Paulista 2013, é hora de trilhar o caminho de pedras por que o time de Assis chegará à Série A-3 de 2014. A situação está mais complicada, a meu ver, com a tabela na forma em que foi composta. Vamos por partes.

No domingo postei, aqui, no Blog, o ranking dos 8 melhores times da Segundona, classificados para a quarta fase. O Assisense é o penúltimo em campanha, à frente apenas do Cotia que, por sinal, está no mesmo grupo 20 nessa penúltima etapa do campeonato. É pouco, pois prevalecendo o desempenho até aqui o time de Assis ficaria atrás de Água Santa e Inter de Bebedouro, disparados com melhor campanha.

Jogar contra esses dois times requer muitos estudos. A começar pela Inter, que vem a Assis no domingo, às 10 horas, conhecer o poder da torcida de Assis e a invencibilidade do Assisense dentro do Tonicão nessa temporada. Em 22 jogos que disputou, o time de Bebedouro venceu 13, empatou 4 e perdeu 5. Tem somente um gol de saldo a mais que o Assisense e, portanto, nesse quesito significa que faz gols mas também leva.

Meu pedido de atenção fica voltado a dois fatores. O primeiro deles é a condição de visitante ingrato da Inter de Bebedouro. Das 13 vitórias que tem no campeonato até aqui, o nosso adversário do próximo domingo conquistou quase metade jogando fora de seus domínios. São 6 vitórias como visitante. Em contrapartida, foi jogando fora, também, que a Inter sofreu a maior goleada do campeonato. No dia 13 de julho foi a Matão e levou a sapatada de 8 a 0 da Matonense, ainda na primeira fase.

Altos e baixos são fatores constantes nas equipes que disputam a Segundona. A Inter de Bebedouro comprova ser assim, instável, como o é o Assisense. Mas, não é o caso do Água Santa, que tem sede em Diadema mas joga em São Bernardo do Campo. Com 45 pontos somados até aqui, venceu as mesmas 13 partidas que a Inter, mas empatou 6 e perdeu somente 3. Seu ataque fez 44 gols e sua defesa sofreu 28, com saldo positivo de 16 gols. É mais que o dobro do saldo do Assisense.

O Água Santa é o segundo adversário do Assisense nessa quarta fase. Receberá o time de Assis no estádio Baetão, em São Bernardo, na próxima quarta-feira, às 19h30. Como mandante, conquistou em casa 8 de suas 13 vitórias no total. Mas, tem uma derrota, e justamente em estréia de grupo em casa. Foi logo na segunda rodada da primeira fase, nos 2 a 1 que sofreu, sob seus domínios, para o agora eliminado Diadema.

Venho dizendo que o empate na casa do Água Santa é um ótimo resultado para o Assisense. Caso isso realmente ocorra o time de Assis fará o adversário sair de sua trajetória média em casa. É que jogando como mandante o Água Santa empatou somente dois dos 11 jogos que disputou no estádio Baetão. Difícil, portanto, tirar pontos lá.

Enfim, o Cotia tem os mesmos 20 jogos que o Assisense, mas venceu um jogo a menos. Contudo, marcou mais gols e igualmente sofreu mais, apresentando saldo positivo dos mesmos 6 gols que o time de Assis. O Cotia é nosso adversário de domingo, dia 29, no estádio Tonicão, fechando o primeiro turno. Como visitante, venceu 3 vezes e empatou 4, o que significa dizer que somou 13 dos 31 pontos atuando fora de seus domínios. Não há dúvidas de que o Cotia vem a Assis em busca de um empate.

Somente o equilíbrio extremo na campanha dos 4 times do grupo 20, do Assisense, levaria a uma classificação para a última fase com o segundo colocado somando 9 pontos. Entendo que isso seja possível, sim, pois o grupo está dividido entre as boas campanhas de Água Santa e Inter, de um lado, e a irregularidade de desempenho de Assisense e Cotia, do outro. Esses dois últimos jogando para segurar os outros dois favoritos. Quem perder duas partidas, entre as seis em disputa, está fora da briga pela A-3.

Daí, portanto, a importância de o Assisense repetir o que protagonizou na terceira fase e fazer prevalecer sua condição de mandante invicto no Tonicão. Mas, invicto no sentido de vencer a todos que aqui vierem. Se fizer isso, vira o turno com 7 pontos, pois estou contando com vitórias sobre Inter e Cotia, aqui, e um empate em São Bernardo, frente ao Água Santa. No returno, segura empate em Cotia e, caso faça o dever-de-casa frente ao Água Santa, já vai para Bebedouro classificado, dependendo de um empate para sair da quarta fase novamente líder de grupo.

Mesmo que perca em São Bernardo, para o Água Santa, na ida, o Assisense vai para o returno com 6 pontos. Segurando empate com o Cotia, fora, e vencendo o Água Santa no jogo de volta, chega aos 10 pontos que dão a classificação. Na evidência de empatar com o Água Santa no Tonicão não poderá, jamais, perder o último jogo para o Inter e passará a depender de combinação de resultados para avançar de fase.

A zaga do Assisense é boa, assim como o meio-campo, e retranca é especialidade do técnico do time. Assim sendo, são grandes as possibilidades de o time somar 3 pontos nos jogos fora de Assis, o que daria o privilégio de jogar por duas vitórias e um empate em casa. Repito, como já prenunciei em postagem anterior, que essa carta-na-manga do empate em casa pode ser usada frente ao Água Santa, pois, tenho certeza, a torcida em nada ficaria chateada de despedir-se do time, na fase, igualando resultado com o segundo melhor time da competição, candidato ao título ao lado da Matonense.





*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.


Nenhum comentário :