domingo, 1 de setembro de 2013

Assisense e Tupã no caminho do reencontro na Segundona

Cláudio Messias*

Terminou o primeiro turno e, assim, estamos com meio caminho andado nessa terceira e antepenúltima fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Mais três jogos e saberemos, daqui a 15 dias, quais serão os 8 clubes que afunilarão na quarta fase. Somente 4 chegam à Série A-3 de 2014.

Da forma como está temos dois grupos que podemos chamar como sendo "da morte". O 16 e o 18. O Assisense pertence a esse último. Nos dois grupos os três primeiros colocados somam exatamente os mesmos pontos. De 6 times em disputa, 2 ficarão pelo caminho ao final do returno.

No grupo 16, Portuguesa Santista, Água Santa e Atibaia totalizam 6 pontos. Um ponto a mais do que Olímpia, Assisense e Paulistinha totalizam, juntos, no grupo 18. A colocação em cada grupo é definida pelo saldo de gols, primeiro critério de desempate.

O melhor ataque, até aqui, é o do Olímpia. Já a condição de defesa mais vazada é acumulada por União Suzano e Fernandópolis, que sofreram 10 gols cada, uma média superior a 3 gols por partida. 

Quatro equipes estão em situação difícil na tabela e devem ficar fora de briga por vaga. E é aí que vêm as surpresas. Somando três derrotas estão União Suzano e Fernandópolis, que só têm chances matemáticas e holísticas de reverter a situação. Cenário nada diferente é o que espera por Diadema e Tanabi, últimos colocados dos grupos 15 e 17. Essas equipes têm de vencer todos os três jogos do returno e ainda torcer para que os adversários diretos empatem todos os demais 2 jogos.

Já a ponta de cima das tabelas mostra brigas acirradas. Tupã e Matonense, respectivamente pelos grupos 17 e 15, são os únicos entre 16 clubes em disputa que somaram 7 pontos no primeiro turno. Uma vitória já os coloca matematicamente na quarta fase, valendo lembrar que são 3 os jogos desse returno. Uma vitória e um empate. Situação mais folgada tem o Tupã, que está 3 pontos à frente do Cotia, segundo colocado do grupo 17. A Matonense está dois pontos à frente do XV de Jaú.

No grupo 16 o cenário começa a ser definido na primeira rodada do returno, no próximo final de semana. O Atibaia tem a desvantagem de ir a Fernandópolis, enquanto a Portuguesa visita o Água Santa. Em eventual vitórias dos mandantes o Água Santa despontaria na briga e deixaria a disputa pela vice-liderança entre Portuguesa e Atibaia.

Enfim, no grupo 18 o Assisense tem gordura para queimar. Tem a seu favor a estatística e a lógica. Invicto no Tonicão, tem cumprido, e bem, o dever-de-casa nesse campeonato. Muito mais que isso, jogou de igual para igual com Paulistinha e Olímpia nos dois jogos fora que fez durante essa semana. Em ambos os jogos atuou com um jogador a menos nas etapas complementares, saiu atrás no placar e foi buscar o empate, sempre com Jaílton que, por sinal, está suspenso por ter recebido, hoje, o terceiro cartão amarelo em Olímpia.

Nos meus prognósticos, duas vitórias no Tonicão garantem a classificação, pois o Assisense somaria 11 pontos. A briga pela segunda vaga do grupo, caso isso se confirme, ficará entre Paulistinha e Olímpia. Entendo que o Paulistinha tenha vantagem nessa briga, pois fará o último jogo em casa, em São Carlos, contra o mesmo Olímpia, e caso vença, fica com a vaga pelo confronto direto, considerando que ambos devem passar novamente pelo União Suzano.

Faltando três rodadas para o desfecho começam a ser desenhados os grupo 19 e 20 da quarta fase. Hoje, Assisense e Tupã fariam o reencontro pelo grupo 19, onde somariam-se a Matonense e Água Santa. O grupo 20 seria formado por Portuguesa Santista e Olímpia, Cotia e XV de Jaú.





*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :