Cláudio Messias*
Os critérios que definem mando de campo em cada fase tiraram do Assisense o privilégio de poder decidir a vaga na Série A-3 de 2014 jogando no estádio Tonicão. Retorno de mensagem, via e-mail, do ouvidor Domingos Cangiano Filho, da Federação Paulista de Futebol, esclarece que a Inter de Bebedouro, por ter melhor campanha que o time de Assis em todo o campeonato, gozará de decidir o último jogo do returno, na quarta fase, jogando no estádio municipal "Sócrates Stamato", em Bebedouro.
Fica descartado, portanto, o fato de o Assisense ter somado mais pontos que a Inter na terceira fase e, inclusive, ter sido líder isolado de seu grupo. O que vale, mesmo, é que o time de Bebedouro soma, atualmente, 43 pontos acumulados, ante 35 do Assisense. Igualmente, foi isso que fez o Cotia decidir o último jogo em São Bernardo do Campo, frente ao Água Santa.
Abaixo, íntegra da mensagem encaminhada pelo ouvidor da FPF:
Boa tarde,
Foi aplicado o critério estabelecido no Regulamento da Competição:
DA TERCEIRA FASE
Art. 9º - Nas partidas da terceira fase a vantagem para o mando de campo, conforme critério do DCO, nos Grupos 15, 16, 17 e 18 será do Clube que tiver obtido amelhor campanha na somatória de todas as fases anteriores.
DA QUARTA FASE
Art. 11 - Nas partidas da quarta fase a vantagem para o mando de campo, conforme critério do DCO, nos Grupos 19 e 20 será do Clube que tiver obtido a melhor campanha na somatória de todas as fases anteriores.
DO CRITÉRIO DE DESEMPATE
Art. 15 - Ocorrendo igualdade em pontos ganhos entre 02 (dois) ou mais Clubes aplicam-se sucessivamente, os seguintes critérios técnicos de desempate:
a) Maior número de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Maior número de gols marcados;
d) Menor número de cartões vermelhos recebidos;
e) Menor número de cartões amarelos recebidos;
§ 1º - Aplicam-se, no caso de igualdade por pontos ganhos na segunda, terceira, quarta e quinta fase da Competição, os critérios do caput deste artigo, até a alínea “c”, somente na fase em questão. Persistindo a igualdade, prevalecerá a melhor campanha na somatória de todas as fases da Competição.
§ 2º - Entende-se por melhor campanha, para efeitos deste REC, o maior número de pontos ganhos acumulado pelo Clube, seguindo, se necessário, a ordem de critérios de desempate prevista neste REC, considerando-se todas as fases da Competição.
Nenhum comentário :
Postar um comentário