terça-feira, 3 de setembro de 2013

Umidade relativa do ar volta ao normal em Assis

Cláudio Messias*

A garoa fina que caiu em Assis a partir das 19 horas de ontem pôs fim à estiagem de quase 40 dias que submetia a cidade a uma situação quase insustentável de péssima qualidade do ar. Exatamente 24 horas atrás a umidade relativa do ar, aqui, era de 13%, semelhante às condições verificadas somente nos desertos. Às 11 horas a estação meteorológica mantida pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado na cidade marcada umidade relativa do ar na casa dos 94%, índice não verificado desde a primeira quinzena de julho.

A temperatura também amenizou. Dos 29 graus de ontem caiu para 24 hoje. Nuvens de baixa pressão que se formaram ontem sobre o Paraguai dissiparam rapidamente no final da tarde dessa segunda-feira e surpreenderam os serviços de meteorologia. Assim, foram registradas chuvas fracas e moderadas em uma ampla área que começa em Mato Grosso do Sul, expande para São Paulo, Paraná e vai até o litoral de Santa Catarina.

A tendência é que o tempo cinza permaneça até amanhã em algumas localidades desses estados. Em Assis a garoa tende a voltar durante a tarde, mas já com períodos de abertura de sol. Como trata-se de uma formação úmida combinada com fatores climáticos das regiões centrais da América do Sul, não deve esfriar. O máximo que ocorrerá será essa oscilação, pequena, dos termômetros, típica do inverno.

Situação diferente ocorrerá na quinta e na sexta-feira, para quando é prevista uma ligeira queda na temperatura em Assis. Nesse caso, contudo, será desdobramento da passagem de uma frente fria pelo Sul, com predomínio de ar seco. Somente algumas nuvens, ainda resultantes da permanência de umidade das formações que chegaram à região ontem, mantêm o céu com variações de aberto a parcialmente nublado.

Com a proximidade do final do inverno recomeçam as expectativas de chuvas ocasionais. Elas são provocadas pela volta da qualidade do ar, cuja umidade fica acima dos 50% durante o dia. Assim, são esperadas chuvas de final de tarde, por exemplo, já a partir do próximo domingo. Nada comparável às chuvas de verão, mas suficientes para reduzir e eliminar o clima seco que caracterizou agosto.

Imagem: Climatempo
Imagem de satélite mostra a formação chuvosa sobre a região de Assis agora pela manhã


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :