sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Assisense joga, contra Cotia, por céu ou inferno na Segundona

Cláudio Messias*

Virada a página da história, a derrota por 4x0 para o Água Santa já faz parte do passado do Clube Atlético Assisense. A realidade, hoje, do time de Assis mostra uma meritocrática vice-liderança isolada do grupo 20 e condições amplas de garantir o acesso à Série A-3 de 2014. Basta, como sempre, fazer o dever-de-casa, de maneira a não perder pontos frente ao Cotia, adversário que vem ao estádio Tonicão na manhã desse domingo para encerrar o primeiro turno da quarta fase da Segundona do Campeonato Paulista 2013.

Vou, aqui, partir de três parâmetros para mostrar o quão delicada é a situação de qualquer dos 8 clubes que correm atrás das 4 vagas na Série A-3 do ano que vem. Isso porque, no caso do Assisense, o time pode tanto terminar o turno na liderança isolada, como pode manter-se vice-líder isolado ou, então, amargar a lanterna da chave. Bastam, claro, três combinações diferentes de resultados. Vamos a elas.

Sou otimista e, assim, minha primeira suposição é por vitória do Assisense sobre o Cotia. O ideal é que vençamos com pelo menos dois gols de diferença (meio a zero já está ótimo, claro!), de maneira a reduzir o saldo negativo de gols e tornar a campanha equânime em relação ao time de Cotia, hoje nosso adversário direto pela segunda vaga do grupo. No outro jogo da rodada, que a Inter de Bebedouro segure o Água Santa e, assim, prevaleça a lógica de que o time de Diadema saia de casa prioritariamente para empatar. Nessa lógica, o Assisense fecha o turno na liderança e dá importante passo para a classificação, vendo o Água Santa em segundo, o Cotia em terceiro e a praticamente eliminada Inter na lanterna.

A segunda versão de fechamento da rodada é menos otimista, mas ainda mantém o Assisense no páreo. Nela, Assisense x Cotia empatam no Tonicão, mas o Água Santa empata ou vence a Inter em Bebedouro. Assim, a tabela de classificação é mantida como está, sem alterações nas posições, apenas na ponbtuação. O time de Assis manteria-se na vice-liderança, um ponto à frente do Cotia, desde que a Inter não vença o Água Santa. Nessa última hipótese, de derrota do Água Santa, todos os 4 times iriam para o returno com chances tanto de ficar com uma das duas vagas quanto fora da disputa, inclusive o todo poderoso Água Santa.

A terceira e pessimista versão foge, e muito, da realidade vista nas duas primeiras rodadas. Nela, o Assisense, caso perca para o Cotia aqui no Tonicão, iria ver o algoz assumindo a vice-liderança na eventualidade de no outro jogo, em Bebedouro, Inter x Água Santa empatarem. Mas, pode haver situação ainda pior, pois em caso de vitória da Inter sobre o Água Santa o Falcão do Vale cairia para a última colocação, uma vez que somaria 3 pontos, ante 4 do time de Bebedouro.

Confio no bom desempenho e na reabilitação do Assisense sobre o Cotia, domingo, às 10 horas, no Tonicão. Faço, apenas, a ressalva de que o time visitante é competente estrategista e tem total interesse em fechar o primeiro turno sem derrotas, uma vez que irá para o returno com dois jogos consecutivos sob seus domínios, ante Assisense e Inter, consecutivamente, que são adversários diretos na corrida em busca da segunda vaga do grupo. Saindo de Assis com um empate, o Cotia é que consumaria a estratégia de somar 3 pontos nos jogos de ida e chegar aos 6 pontos em casa, cabendo ressaltar que o último jogo deles será contra o Água Santa, lá em São Bernardo no Campo.

Visível, portanto, que o Assisense precisa demais da vitória nesse domingo, para não ver a sua estratégia de somar pontos ser absorvida pelo Cotia. Digo isso porque caso não vença nessa rodada, o Falcão do Vale vai para o returno com apenas 4 pontos somados e já terá de pensar na obrigação de vencer o jogo de volta contra o Água Santa, no Tonicão, na penúltima rodada do returno. Enquanto isso, o Cotia, nos jogos de volta, por mais que empate com o Assisense na abertura do returno, terá ampla chance de bater a Inter, em casa, na mesma rodada em que Assisense x Água Santa digladiam no Tonicão. Àquela altura, o time de Cotia iria a 7 pontos e em caso de empate entre Assisense e Água Santa, deixaria o time de Assis com 6 pontos.

Enfim, cabe ressaltar que não há nenhum time morto no grupo 20. A Inter de Bebedouro está mais viva do que nunca, apesar de amargar a lanterna na rodada atual. Por mais que empate com o Água Santa nesse domingo, pode totalizar 9 pontos no returno arrancando uma vitória em Cotia, o que matematicamente lhe garantiria uma das duas vagas caso na última rodada vença o Assisense em Bebedouro. Nessa combinação, jogaria por empate na casa do Água Santa.

Cito esse exemplo da Inter porque é justamente ela o último adversário do time de Assis nessa quarta fase. Os planos do Assisense, portanto, precisam mirar a maneira pela qual o adversário de Bebedouro vai encerrar o turno. Torcer contra não custa nada.

Arbitragem - O confronto Assisense x Cotia, domingo, às 10h00, no estádio Tonicão, terá como árbitro principal Vinícius Gonçalves Dias Araújo, que ainda é novato nos quadros da Federação Paulista de Futebol e caracteriza-se por atuar em jogos secundários do futebol paulista. Sua última atuação foi no dia 28 de agosto, pela Segundona, no famoso jogo União Suzano 2x6 Olímpia, que afundou os planos do time de Suzano. Aos 35 anos de idade e formado árbitro desde 2004, Vinícius chegou a apitar, nessa temporada, jogo amador, como no dia 30 de junho, no confronto Seleção de São José dos Campos x Seleção de Taubaté. Sinceramente, é árbitro com esse perfil que me preocupa, pois Assisense x Cotia tende a ser um jogo difícil, dado o rigor dos interesses de ambos os lados pelo resultado.

Clima - A aproximação de uma densa massa de ar polar, no extremo Sul da América do Sul, traz possibilidade de chuva para o início da próxima semana. O tempo começaria a mudar no domingo, justamente no horário do jogo Assisense x Cotia. É certo, apenas, que o domingão vai abrir com sol, mas não por muito tempo. Assim, parte da partida no estádio Tonicão ocorreria com céu nublado, não descartando a possibilidade de chuva no decorrer do segundo tempo.

Ingressos - A diretoria do Clube Atlético Assisense iniciou na terça-feira a venda antecipada de ingressos para o jogo Assisense x Cotia. A intenção é lotar o Tonicão e bater recorde de público local no ano. Para tanto, o preço promocional do ingresso baixou para R$ 10. Hoje, amanhã e no horário do jogo o preço volta ao normal de R$ 20.

Cobertura - As cabines de imprensa do estádio Tonicão ficarão vazias nesse domingo. Como o Cotia também não tem emissoras de rádio que cobrem seus jogos dentro ou fora de casa, nenhum registro ao vivo será feito.




*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :