terça-feira, 24 de setembro de 2013

Temperatura despenca nas próximas horas em Assis

Cláudio Messias*

Haja saúde para suportar as mudanças climáticas bruscas desse início de primavera no Médio Vale. Dos 33 graus registrados ontem a cidade de Assis tem os termômetros, agora, às 11h30, marcando 15 graus. Ontem, à meia-noite, eram 17 graus. E às 7h00 da manhã de hoje, 16 graus.

A temperatura entrou em declínio devido ao predomínio de força de uma massa de ar polar que desloca-se desde o final de semana pelo Sul do país. No interior do Paraná e de Santa Catarina o frio é ainda mais intenso, podendo gear na próxima madrugada. O risco de cair neve nessas regiões foi praticamente descartado.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, o CPTEC, vinculado ao INPE, a força dessa massa de ar polar fará com que os termômetros caiam ainda mais na região de Assis, bem como no Sudeste como um todo. Na capital do Médio Vale os termômetros podem marcar 9 graus na madrugada dessa quarta-feira.

A chuva verificada desde sábado cessou. Nuvens baixas ainda predominam sobre a região, deixando o céu cinzento, mas a tendência é que se dispersem no decorrer da tarde e permitam a abertura de sol. E o tempo ficará assim, aberto, estável, pelos próximos dias. O frio, contudo, persistirá pelo menos até domingo, quando os efeitos da massa de ar polar perdem força e a temperatura volta a subir.

Para a tarde dessa terça-feira é prevista pequena elevação da temperatura, não passando, contudo, dos 22 graus. A umidade do ar é mantida em bons patamares, na casa dos 80%, devido à concentração de nuvens baixas na região.

Imagem: CPTEC/Inpe

Simulação do CPTEC/Inpe mostra as áreas, 
em azul, onde a temperatura tende a cair


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :