quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Água Santa atropela o Assisense e dispara rumo ao título

Cláudio Messias*

O Clube Atlético Assisense acordou do sonho. A realidade da Segundona 2013 bateu nas costas do time de Assis nessa noite de quarta-feira. Isso porque algo deu, e muito, errado nos planos do técnico Venâncio, que viu seus comandados não terem a mínima chance diante de um Água Santa cada vez mais candidato ao título da temporada na quarta divisão do futebol paulista.

Água Santa x Assisense entraram no campo sintético do estádio Baetão, em São Bernardo do Campo, às 19h30. Logo a 90 segundos de bola rolando Danilo já havia aberto o placar para os mandantes do jogo. Foi dele, também, o segundo gol, aos 47 minutos da primeira etapa. Sacramentando o ditado do futebol, 2x0 vira, 4x0 termina. E assim foi. Um elástico placar de 4 gols a zero que, convenhamos, foi pouco. O time de Assis simplesmente não viu a cor da bola.

Assisti ao jogo através do excelente portal STI Esportes, do Grande ABC, que fez convergência midiática de imagem e som, via internet. E o que vi não foi nada bom. O Assisense visivelmente não encontrou-se em campo, permitindo a supremacia de domínio dos mandantes. Para piorar a situação o gramado sintético do Baetão não agradou ao time de Assis, que já havia experimentado a mesma grama no estádio Distrital de Inamar, na segunda fase, ocasião em que perdera para o Diadema por 2 a 1, no dia 3 de agosto. Aquela, por sinal, havia sido a última derrota do Assisense no torneio.

Confesso que esperava um jogo difícil nessa noite. Confiava em um empate e jamais especulei sobre qualquer chance de vitória fora de casa. Mas, sabia que mesmo arrancar um empate diante do forte Água Santa seria difícil. Já havia visto o time de Diadema no sábado, frente ao Cotia, e percebia que tratava-se de uma equipe estrategista. Foi a Indaiatuba para somar um ponto diante do Cotia e dava a entender que não se arriscara a tentar vencer o jogo e ser surpreendido. Diante desse exposto, eu sabia que jogando em casa o vencedor dessa noite não economizaria e nem daria chance de o Assisense somar um ponto sequer.

Perdemos para o melhor time do campeonato. Ao menos essa é a sensação que eu tenho, pois não vi a Matonense jogar (teria essa oportunidade no domingo, mas Paulistinha x Matonense, que será transmitido pela Rede Vida, rolará no mesmo horário em que estarei no Tonicão vendo Assisense x Cotia). Esse Água Santa tende a levantar o caneco, o que significa, no frigir dos ovos, que o Assisense já pode planejar ser o segundo colocado do grupo e, assim, igualmente dono da vaga na Série A-3 de 2014. É honroso e digno admitir isso, pois o Água Santa dificilmente não será líder do grupo 20.

Imagino que o técnico Venâncio esteja, nesse momento, conversando com seus comandados e esclarecendo isso, ou seja, a realidade. Perdemos para um time que é infinitamente melhor que o de Assis. Não fosse o erro de mira e as perfeitas intervenções de Carlão, o melhor goleiro do campeonato, e o Assisense teria saído debaixo de uma goleada ainda mais elástica. Competência do adversário e realidade totalmente díspar no quesito qualidade técnica entre as equipes. O Água Santa é melhor, e não falemos mais nisso.

Tiremos o olho do placar e o miremos na classificação. Sim, o Assisense é vice-líder isolado do grupo. Mesmo perdendo está um ponto à frente do Cotia, adversário direto de domingo que vem. O que quero dizer com isso é que essa derrota estava nos planos. Textos atrás eu disse, aqui no Blog, que o Água Santa era a pedra no sapato de todos. Podíamos perder esse primeiro jogo e teríamos de segurar um empate, em casa, diante do mesmo Água Santa, no returno. Desde, claro, que vençamos o Cotia no Tonicão, domingo que vem, e voltemos de Cotia e Bebedouro ao menos com empates no returno. Feito isso, estaremos na Série A-3. Se perdermos mais uma, estamos fora.

O que me preocupa é o fator psicológico dessa goleada de 4 a 0. Até aqui o Assisense só tinha perdido 3 vezes, e sempre marcando gols. Agora, não marcou e viu o saldo de gols ficar negativo em 3 tentos. Espero que a confiança necessária para encarar de igual para igual o Cotia não tenha sido abalada. E digo isso porque vi um ótimo Cotia enfrentando o Água Santa no sábado passado, mas ouvi, na rádio Bebedouro 960 AM, hoje à tarde, um Cotia que joga retrancado fora de casa, também para segurar um ponto. Um visitante que vem para empatar mas que, caso sinta o dono da casa abalado, pode partir pra cima. E se isso acontecer, complica, com certeza.

Quanto aos prognósticos, a vitória do Água Santa mantém minha perspectiva de que seja necessário somar 10 pontos para chegar à Série A-3 nessa quarta fase. Somente se Assisense x Cotia empatarem, assim como Inter x Água Santa não saírem do 0x0, no final de semana, o segundo colocado pode garantir o acesso somando 9 pontos. Não é, portanto, nossa expectativa, pois o Assisense precisa, mais que nunca, somar 3 pontos sobre o Cotia, uma vez que se em um acidente de percurso a Inter vence, em Bebedouro, o Água Santa, embola todo o grupo. O dever-de-casa tem de ser mantido, como o foi na terceira fase.

Nada está perdido, é bom ressaltar. Mas, a luz amarela precisa ser vista como acesa, advertindo para um alerta de que a coisa não está boa. Fosse a derrota dessa noite por 1 a 0 e eu estaria mais tranquilo. Mas, 4 a 0 abalam o emocional de qualquer equipe, ainda mais em se tratando de um jovem time com idade prevalente abaixo de 23 anos. Que haja sapiência da comissão técnica e tempo para que, no retorno a Assis, a casa seja recolocada em ordem.

À torcida compete, mais do que nunca, lotar o Tonicão no domingo, mostrar seu apoio e empurrar na busca pela vitória mais esperada de todo o campeonato. Se considero essa vitória sobre o Cotia mais importante que os 3 pontos sobre o Água Santa, no returno? Nem titubeio em responder: claro que é. Afinal, chegaremos aos 6 pontos e iremos para o returno buscando 3 pontos, desde que o Cotia e a Inter não vençam seus confrontos com o Água Santa. Isso nos dá o conforto de não cair na insanidade de querer, a todo custo, vencer o Água Santa nessa temporada.

A rodada - A quarta-feira teve dois jogos pelo grupo 19. Em São Carlos os desesperados Paulistinha e Tupã empataram em 1 x 1 e somaram o primeiro ponto na quarta fase. Já em Atibaia o time da casa quebrou o embalo da Matonense, vencendo por 1 a 0 e assumindo a liderança isolada com 6 pontos.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Um comentário :

Anônimo disse...

Aos jogadores do Assisense
Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado. A TORCIDA de Assis acredita em vocês!
Força, fé e alegria.