segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Acumulado de chuvas chega a 28 mm em 12 horas em Assis

Cláudio Messias*

A incidência de chuvas dos últimos três dias está surpreendendo a meteorologia. Havia, sim, previsão de pancadas de chuvas a partir do encontro de uma frente fria, uma massa de ar quente e seco que predominava havia semanas e uma massa de ar úmido que desceu do Centro-Norte. Chuvas, contudo, isoladas, e não frequentes como tem ocorrido.

A junção desses três fenômenos, sobre a extensa faixa que vai de Presidente Epitácio, passa por Prudente, Assis, Marília, Avaré e segue até Curitiba e o litoral Sul, antecipou um tipo de ocorrência comum durante o verão. Ou seja, com o ar úmido e a temperatura elevada formam-se chuvas exatamente sobre essa região. Basta recordar como o dia começou ontem, domingo: sol quente logo cedo, aumento da nebulosidade após o almoço e pancadas de chuvas durante o final da tarde e toda a noite.

O que faz chover nessa segunda-feira, no Médio Vale, é a presença de uma espécie de zona de convergência, que é a formação chuvosa provocada pelo contínuo ar úmido e quente que desce da Amazônia, mais especificamente dos estados do Acre, de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Quando essa massa de ar chega exatamente aqui, depara com a frente fria que está sobre o Sul. Daí as rajadas de vento e as trovoadas periódicas. E, claro, muita chuva.

Só nas últimas 12 horas choveu, em Assis, o equivalente a 28 milímetros. É quase o que choveu, acumulado, no final de semana passado inteiro. E, segundo o Centro de Estudos de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, o CPTEC, vinculado ao Inpe, em São José dos Campos, vai chover ainda mais nas próximas horas. É possível, contudo, que ocorram aberturas de sol durante a tarde, o que favorece a novas pancadas de chuva no início da noite.

A temperatura na capital do Médio Vale caiu um pouco. Da mínima de 21 registrada ontem os termômetros da estação meteorológica da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, em Assis, marcaram agora pela manhã 17 graus. Nesse momento a temperatura encontra-se estacionada em 18 graus, podendo chegar aos 28 graus caso realmente haja abertura de sol à tarde. Ainda assim, diferente do calor desse domingo, que chegou a 34 graus. A umidade relativa do ar, cujo patamar mínimo chegou a 43% no sábado, está em 99%, justamente pela ocorrência das chuvas.

A partir de amanhã a chuva praticamente desaparece, caindo somente de forma esporádica. O clima, então, dá uma reviravolta. Da sensação de certeza de que o verão está próximo, a população da região de Assis terá motivos de sobra para recordar-se que o inverno terminou no último sábado. Sim, as temperaturas voltam a cair no Médio Vale. Amanhã, por exemplo, a mínima cai para 14 graus. Na quarta-feira, frio ainda maior: 10 graus nas primeiras horas do dia, com sensação térmica de ar ainda mais gélido, pois o vento soprará forte.

O clima volta a ser típico de primavera somente no domingo que vem, quando voltam as pancadas de chuva no final do dia. Lá, os termômetros voltam a marcar mínimas de 17 e máximas de 32 graus.

Imagem: CPTEC/Inpe

Imagem de satélite mostra projeção de chuvas 
para 7 dias: canal de umidade liga região à Amazônia


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :