sexta-feira, 18 de abril de 2014

Atlético Assisense treina em Cândido Mota na Sexta-feira Santa

Cláudio Messias*

A diretoria do Atlético Assisense está esforçando-se para que jogadores e comissão técnica sintam o menor impacto possível do clima que antecede o derby contra o Vocem no domingo, pela terceira rodada da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. A estratégia de blindagem está dando certo, ao ponto de até mesmo provocações e insinuações de uso indevido de espaço público para treino serem divulgadas nessa Sexta-feira Santa e serem recebidas com ironia pelos gestores do Falcão do Vale. Ou seja, o coletivo apronto ocorreu, os rivais não ficaram sabendo sobre o local correto e foi dado início a mais uma especulação infundada.

Na tranquilidade do feriado santo o técnico Alisson Moraes e a comissão técnica como um todo puderam observar os jogadores que, contratados durante a semana, tiveram documentação regularizada na Federação Paulista de Futebol, têm os nomes constando no BID, da CBF, e podem somar ao elenco no confronto contra o Vocem na manhã desse domingo. Ao contrário do que desinformados articulistas postaram nas redes sociais, o Falcão do Vale treinou na cidade de Cândido Mota, em clima de descontração. O lema da equipe é não entrar nas provocações e, assim, impedir que o pré-jogo inviabilize a tranquilidade que deve prevalecer dentro e fora do estádio Tonicão.

Tranquilidade de trabalho, por sinal, não falta à comissão técnica do Atlético Assisense. Os acertos salariais estão sendo honrados com pontualidade e, assim, todos os jogadores entram em campo ou ficam à disposição do técnico Alisson Moraes com o pagamento em dia. Essa situação de estabilidade econômica fica cada vez mais fortalecida com os resultados positivos que gradativamente surgem. Bastou, por exemplo, a vitória sobre o Osvaldo Cruz, domingo passado, para que duas empresas de Assis procurassem a diretoria do Falcão do Vale para atender ao pedido de apoio em forma de patrocínio, feito havia algumas semanas. Os nomes serão conhecidos na semana que vem, concomitante à assinatura de contrato.

O desfecho de competições nas demais divisões do Campeonato Paulista também traz ventos positivos para o Atlético Assisense. Conhecendo a proposta do clube de Assis e o projeto da comissão técnica comandada por Alisson Moraes, jogadores experientes começam a chegar à cidade. São atletas que brilharam nas competições que disputaram. É nesse contexto que três estreantes no derby contra o Vocem trazem na bagagem suas experiências profissionais. De uma só vez o treinador já deve colocar em campo, no time titular, o lateral direito Rafinha, o meia direita Pedrinho e o atacante Davis. Os dois primeiros vieram do Velo Clube, que disputou a Série A-2, e Davis foi contratado ao Sinop, da Primeira Divisão de Mato Grosso.

Ao mesmo tempo em que chegam reforços, há dispensas. Dois atletas que chegaram e ficaram em observação na pré-temporada e nas duas primeiras rodadas não fazem mais parte dos planos de Alisson Moraes e devem deixar o clube. Nada, contudo, que desestruture numericamente o elenco, uma vez que outros dois reforços considerados de peso chegam já na semana que vem e, dependendo da regularização de documentação, podem estrear contra o Bandeirante, no mesmo Tonicão, na quarta rodada. São eles Marcelino e Júnior Ortega, que compõem a linha de frente. Ênfase a Ortega, que jogou, como titular, na vitoriosa campanha do Marília Atlético Clube, conseguindo acesso à Série A-1 do Campeonato Paulista de 2015.

Para esse sábado o trabalho dos atletas será leve, em local ainda a ser definido. O objetivo, segundo o presidente Carlos Antunes Boi, é concentração total para o derby de domingo e continuar enganando às estratégias de provocação antecipada. Nesse aspecto, o dirigente admite que até mesmo o alojamento da equipe, que é visitante no jogo de domingo, pode sofrer alterações, de maneira que a tranquilidade de repouso da delegação esteja garantida.

O presidente do Falcão do Vale reconhece que o favoritismo de domingo é do Vocem, líder isolado do grupo e mandante do confronto. Na preleção com os jogadores, nesse final de semana, o dirigente, junto com a comissão técnica, deixou claro que o Atlético Assisense entrará no jogo para vencer o Vocem, assim como não pensa em outro resultado que não seja a vitória sobre o Bandeirante, no confronto da semana que vem. A justificativa para esse planejamento de somar 6 pontos nos dois próximos jogos está no fato de o time ter sido favorecido com três jogos consecutivos dentro do Tonicão. O primeiro deles, domingo passado, já teve soma de 3 pontos sobre o Osvaldo Cruz. A disputa pela liderança, pois, ficaria nos cruzamentos de resultados com o Grêmio Prudente, considerado uma das repeitadas forças desse grupo 1.

O time provável, a meu ver, que Alisson Moraes colocaria para iniciar o derby contra o Vocem teria:

1 - Augusto
2 - Rafinha
3 - Gago
4 - Igor
6 - Felipinho
5 - Jefinho
8 - Pedrinho;
7 - Andrezinho
10 - André Tobias
9 - Davis
11 -  Nei


Foto: Pedrinho Araújo/Facebook

O coletivo apronto desa sexta-feira foi realizado em Cândido Mota, 
e não no "Marcelino de Souza", em Assis.


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Um comentário :

Anônimo disse...

Pode puxar o saco do timinho do assisense, mas domingo só vai dar VOCEM - o verdadeiro time de Assis.
Chega de empurrar bicicleta... !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!