terça-feira, 23 de abril de 2013

Estreia do Atlético Assisense terá portões fechados

23 ABRIL 2013



Cláudio Messias*

A Federação Paulista de Futebol mantém a decisão de interdição do estádio municipal “Antônio Viana Silva”, o Tonicão, em Assis. Com isso, a estreia do Clube Atlético Assisense na Segunda Divisão do Campeonato Paulista terá portões fechados. Ou seja, para o jogo Assisense x Presidente Prudente, domingo, às 10 horas, não haverá presença de torcida de nenhum dos times. A determinação consta no site da Federação (veja imagem abaixo).

Foto:  Reprodução/Futebolpaulista.com.br
No site da Federação Paulista de Futebol é mantido o status de 
"estádio interditado" para o Tonicão



A interdição do Tonicão foi feita em vistoria da Federação no mês de fevereiro. Laudos do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária apontaram irregularidades na estrutura do estádio. Naquelas vistorias houve “liberação, com restrições” das dependências do palco de jogos mantido pela Autarquia Municipal de Esportes de Assis. Pode haver jogos, mas sem a presença de público.

A decisão que mais influenciou na interdição do Tonicão é assinada pelo Corpo de Bombeiros local. Na vistoria foi apontada a ausência de para-raios no estádio, o que colocaria em risco a integridade física coletiva. Difícil entender, no entanto, de que maneira jogadores, comissões técnicas, arbitragem, imprensa e os próprios policiais militares escalados para o jogo de domingo estariam livres de igual situação de risco caso um raio atingisse o estádio durante o confronto Assisense x Presidente Prudente.

Em 2013 a Federação Paulista de Futebol está mais rigorosa com as vistorias, principalmente no tocante a falhas estruturais que coloquem em risco a integridade física do público participante. Até a semana passada havia 14 estádios interditados na Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Somente um deles, o “Distrital de Inamar”, reverteu a situação e está, hoje, liberado para o confronto Diadema x Mauaense, sábado, às 5 horas, em Diadema.

Estádios onde o Assisense jogou nos últimos dez anos passam pelo mesmo drama do Tonicão. Estão interditados e seus clubes farão estreia igualmente de portões fechados. São eles: “Antônio Pereira Braga”, em José Bonifácio; “Frei Arnaldo Castilho”, em Ilha Solteira; “Prefeito Alberto Victolo”, em Tanabi; e “Ítalo Mário Limonji”, em Porto Feliz.

Recursos impetrados pelos clubes cujos estádios encontram-se interditados foram apreciados, ontem, pela Federação Paulista de Futebol. Os resultados ainda não são públicos.

 Atualização 1  - 24/04/2013, 11:07: A Federação Paulista de Futebol recebeu, ontem, os recursos impetrados pelos clubes cujos estádios estão interditados para o recebimento de público na primeira rodada do campeonato da Segunda Divisão do Paulistão 2013. Não foram informadas quais agremiações protocolaram novos laudos na tentativa de reverter a decisão de manter os portões fechados no final de semana. 

Na reunião de ontem os avaliadores da Federação analisaram e aceitaram pedido da Associação Esportiva Araçatuba, que antecipou o confronto com o Bandeirante, de Birigui, pela terceira rodada. Do dia 12 de maio, às 10 horas, a partida passou para 10 de maio, às 20 horas, no estádio "Dr. Adhemar de Barros", em Araçatuba. 

Nova reunião do conselho está marcada para amanhã, quinta-feira. É possível, no entanto, que a análise dos novos laudos, na Federação, se estenda até sexta-feira.

Viola, ex-Corinthians, no Tanabi
Tradicional adversário de Vocem e Atlético Assisense na história da divisões inferiores do futebol paulista, o Esporte Clube Tanabi tem sido foco das atenções da imprensa esportiva neste início de temporada em 2013. A agremiação acertou contrato com o atacante Viola, que se destacou em passagens por Corinthians e Palmeiras. Pelo primeiro clube, foi autor do gol que deu o título Paulista de 1988.

Neste ano, Tanabi e Assisense não caíram no mesmo grupo na disputa da Segunda Divisão do Paulistão. Assim, a expectativa de Viola retornar a Assis fica para a segunda fase, caso as duas equipes – Assisense e Tanabi – se classifiquem e obtenham colocação que permita o cruzamento de chaves. O hoje atacante do Tanabi participou da partida de inauguração do estádio Tonicão, em 12 de abril de 1992, no jogo amistoso Vocem 1 x 3 Corinthians. Naquela partida o volante Ezequiel, do clube da capital, marcou o primeiro gol da história do estádio. Também estavam presentes ídolos corintianos como o goleiro Ronaldo, o zagueiro Marcelo, o volante Wilson Mano, o atacante Dinei e o meia Neto que, inclusive, acertou o travessão três vezes em cobranças de falta.

Não é a primeira vez que o Tanabi inova para a disputa da Segunda Divisão. Ano passado o também atacante Túlio Maravilha passou por Tanabi na busca por seu milésimo gol. Já Viola, aos 44 anos de idade, disputou a Série A-2 deste ano pelo Grêmio Osasco, comandado por outro ídolo corintiano, Vampeta.

*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :