quarta-feira, 10 de abril de 2013

O frio está chegando e a estação das secas, iniciando

10 ABRIL 2013


Cláudio Messias*

Os termômetros mostram, nessa primeira metade de abril, que o outono consolidou-se enquanto estação. A fase de transição com o verão foi marcada com o período de chuvas que atingiu Assis até a semana passada. Agora, a principal característica climática na região será a queda de temperatura.

Estamos vindo de um mês de março que teve temperatura média de 26 graus, ante 29 de fevereiro. Na semana passada, contudo, principalmente nas horas anteriores às chuvas mais fortes, os termômetros marcaram temperatura de verão em pleno outono: 33 graus. Situação típica de períodos de transição de estações, com a vinda das últimas faixas de umidade da Amazônia.

As chuvas continuam, a partir de agora, mas com menor incidência. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que monitora o deslocamento de massas de ar quente e polar sobre o território brasileiro, o maior distanciamento do eixo do planeta em relação ao Sol mudou a composição dos dias, tornando, já, as noites mais longas e a claridade do dia, mais curta.

Essa mudança na posição do planeta permite a chegada de massas de ar vindas do oceano Pacífico, cujas águas são mais geladas em comparação com o Atlântico, de onde saem as formações quentes que caracterizam nossas chuvas de verão. As precipitações pluviométricas, por sinal, tornam-se menos frequentes, como é característico das regiões situadas antes do Brasil e que estão no caminho das novas massas atmosférícas advindas, como é o caso da faixa desértica do Chile e da Patagônia argentina.

Desde ontem a região de Assis, assim como o Sudoeste do país em geral, está sob influência desasa mudança de deslocamento das massas de ar. Enquanto parte do Nordeste e do próprio Sudeste (estados de Minas e Espírito Santo) registram chuvas concentradas, São Paulo, Rio de Janeiro e, ao Sul, Paraná e Santa Catarina registram ventos de maior intensidade e declínio da temperatura.

Na manhã de hoje os termômetros registraram 18 graus, com sensação térmica de 15 graus, devido ao vento. Exatamente uma semana atrás a temperatura no mesmo horário, ou seja, 6 horas da manhã, era de 20 graus, sem vento. E por falar em ventos, mas secos eles fazem com que a umidade relativa do ar também caia. Há poucos minutos, às 10 horas, a Estação Meteorológica de Assis marcada umidade relativa do ar na casa dos 72%, tendo começado o dia nos 80%. Uma semana atrás a umidade relativa do ar começava o dia em 98% e nesse horário ficava acima dos 80%.

Para hoje, a Climatempo prevê temperatura máxima de 29 graus. O INPE prevê, para a região toda, que os termômetros marquem temperaturas mais amenas até o final de semana, reduzindo principalmente as mínimas (a temperatura máxima continuará girando em 29 graus). Para a madrugada de domingo é possível que Assis registre, pela primeira vez no ano, temperatura consolidada abaixo de 15 graus, com sensação térmica favorecida pelos ventos frios.


Foto: Climatempo
Foto de satéite tirada há menos de uma hora mostra a faixa de ar úmido e 
frio que sai do Pacífico (à esquerda) e passa sobre o estado de São Paulo.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :