segunda-feira, 15 de abril de 2013

Temperatura mínima chega a 14 graus em Assis

15 ABRIL 2013


Foto: Blog do Messias

A cidade de Assis amanheceu sob densa neblina nessa segunda-feira


Cláudio Messias*

A estação meteorológica de Assis, mantida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, registrou durante toda a madrugada dessa segunda-feira a temperatura de 14 graus. O frio começou já na noite desse domingo, com termômetros marcando 18 graus. Ontem, portanto, foi a noite mais fria do ano.

A marca de 14 graus foi atingida à 1 hora da madrugada, permanecendo nesse patamar até as 8 horas. Ao amanhecer o Médio Vale foi tomado por densa neblina, resultado, ainda, do cruzamento entre a formação de uma zona de convergência vinda da Amazônia - atualmente esse fenômeno encontra-se sobre Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia - e a chegada da primeira massa de ar polar desse outono.

Não há como prever a durabilidade da neblina. No momento, a umidade relativa do ar, em Assis, é de 99%, o que favorece a permanência da cerração. Às 7 horas da manhã essa formação foi tão densa que chegou a ser registrada em forma de garoa pela estação meteorológica estatal local, marcando 0,3 milímetros de concentração de água sobre a vegetação.

Segundo o Inmet, órgão estatal que monitora o clima sobre o Estado de São Paulo, com o afastamento da zona de convergência para o Centro-Oeste e o extremo norte do Sudeste a massa de ar polar vinda da Argentina torna o ar mais seco. Entre a tarde de hoje e toda essa terça-feira o céu tende a ficar limpo, com temperaturas em declínio.

Para a madrugada de hoje para amanhã é previsto o período de maior frio do ano. Os termômetros podem marcar até 10 graus, com sensação térmica de 8 graus, devido ao vento, cuja força avança para moderado/forte. Não há previsão de chuva para todo o decorrer da semana na região. A temperatura voltará s subir na quinta-feira.

Como é característico do outono, haverá estiagem de pelo menos dez dias no Médio Vale, a contar de hoje. A temperatura máxima não vai passar dos 28 graus durante esse período, assim como a mínima irá girar em torno dos 12 e 13 graus.


Foto: Climatempo

Ainda há vestígios da zona de convergência sobre a região, 
o que favorece a formação de neblina



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :