sexta-feira, 12 de abril de 2013

Temperatura inicia declínio; chuva não vai parar tão cedo

12 ABRIL 2013


Cláudio Messias*

A temperatura aferida pela estação meteorológica da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado, em Assis, iniciou declínio às 17 horas dessas sexta-feira, 12. Depois de um dia abafado, com o termômetro marcando 29 graus às 15 horas, agora o clima, mais ameno, mostra 5 graus de queda. Às 5 da tarde a marca era de 23 graus, com tendência de declínio ainda maior até a madrugada.

A chuva que cai sobre a cidade desde o final da manhã somou, no total, 24,1 milímetros, ou seja, metade da precipitação pluviométrica considerada ideal para compensar o déficit hídrico do solo. A pancada maior de chuva ocorreu entre as 11 horas e o meio-dia, totalizando 21 milímetros.

A formação chuvosa vinda do Centro-Oeste ganhou condição de zona de convergência, o que significa que o período chuvoso antes previsto para terminar amanhã, sábado, pode estender-se até domingo. O alerta para o risco de trovoadas e rajadas fortes de vento permanece, segundo o Inmet.

De hoje até domingo os termômetros devem registrar declínio de aproximadamente 10 graus na temperatura média. É na segunda-feira, contudo, que o frio chega,. trazido pela chegada da massa de ar polar que já está alterando o clima nos estados do Sul. Mais forte, a zona de convergência em trânsito pelo Sudeste impede os efeitos dessa frente fria, ao menos até domingo.

Segundo projeção do Inmet, a madrugada da próxima terça-feira poderá registrar temperatura que varia de 9 a 11 graus em Assis. Com os ventos variado de fortes a moderas, a sensação térmica será de 7 a 10 graus. Ao menos dessa vez não há risco de gear na região.


Foto: Climatempo

Imagem de satélite feita no início dessa noite mostra a zona de convergência 
formada entre a Amazônia e o Sudeste. No Sul pode ser visto o tempo aberto, 
resultado da ação da massa de ar polar que avança desde a Patagônia argentina.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :