terça-feira, 2 de abril de 2013

Chuva atinge os 60 milímetros em Assis

02 ABRIL 2013


Cláudio Messias*

A chuva constante que cai em Assis desde as 5h20 da manhã ultrapassou, às 12h00, a marca acumulada de 60 milímetros. Boletim divulgado às 14 horas pela estação meteorológica da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado, na cidade, mostra o total de 61,2 milímetros de precipitação pluviomnétrica, resultado da chegada de uma frente fria formada pelo cruzamento de ar frio vindo da Patagônia argentina e as águas quentes do Pacífico. São os primeiros efeitos do fenômeno La Niña, que regula o clima na América do Sul durante o outono e o inverno.

A temperatura na cidade é estável desde a manhã. O dia começou com 21 graus, às 6 horas da manhã, caiu para 19 graus durante toda a manhã e às 14 horas era de 20 graus. Como a expectativa é de revezamento entre períodos de garoa e chuva intensa até o início da noite, a tendência é que não haja alteração nessa média de temperatura.

Imagem do satélite Goes-12, disponibilizada pela Climatempo às 14h45 (horário de Brasília), mostra o enfraquecimento da frente fria, que nesse momento atinge os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Nova formação chuvosa sobre o Paraguai demonstra que pode haver transição entre essa frente fria e uma nova, tornando também a quarta-feira chuvosa na região, e com temperatura elevada, aumentando a sensação de abafamento.


Foto: Climatempo
Imagem de satélite mostra, às 14h45, o avanço da frente fria, 
que encontra-se sobre SP, MS, PR e SC.




*Professor universitário, historia e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :