sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA - 10/JAN


TUDO NOVO

A academia do Assis Tênis Clube ficará fechada no dia 16 de janeiro. Todos os equipamentos serão trocados por novos, em um dos maiores investimentos feitos naquele setor em toda a histórica do clube. Na mesma noite, às 20 horas, um coquetel servirá para apresentação formal da nova estrutura aos sócios.

QUALIDADE

O Feijó Bar Premium mostra-se, definitivamente, uma casa que coloca Assis no padrão dos grandes bares do circuito, por exemplo, paulistano. Local preferido na passagem de personalidade que visitam a cidade desde o final do ano passado (sim, de dois meses para cá!), a casa registrou, por exemplo, a passagem da atriz Ana Paula Lima, assisense com papeis em novelas da Globo e que lá esteve na noite dessa quarta, 8.

QUALIDADE II
O sucesso do Feijó Bar Premium é tamanho que para essa quinta e sexta-feira, 9 e 10 de janeiro, as reservas de mesas estavam esgotadas. Além da qualidade no cardápio, um ambiente com equilíbrio na decoração, iluminação impecável e um som ambiente que permite dois fatores básicos: conversar sem necessidade de aumentar o tom da voz e, principalmente, curtir músicas que vão do chorinho e da bossa nova ao blues e aos embalos latinos.

REFORMA

O salão LeBaron entra em recesso na segunda quinzena de janeiro. Luiz, proprietário, passará por uma cirurgia para correção de uma hérnia. Poucos dias de inação, diz ele, que na retomada das atividades continuará, no interior, reforma que já iniciou na parte externa daquele que é um dos salões masculinos mais tradicionais da cidade.

TUDO

Encontrei no camelódromo de Assis, no box 38, a melhor opção de Assis para a aquisição de artigos relacionados a informática. Mercadorias com nota e, o que é um diferencial, pagas com a opção de uso do cartão, tanto de débito quanto de crédito. Em pronta entrega, por exemplo, HD para notebooks e games como o PlayStation 4. Jogos para o PS3 a R$ 180,00, como o Fifa 2014. Tudo original e com garantia.

NOVO

A Catedral de Assis começou a receber pintura nova na parte externa. Projeto do arquiteto César Abreu, de cujas mãos saíram, a meu ver, os projetos mais respeitáveis da arquitetura local em 2013.

TRISTEZA
Causou comoção postagem, nas redes sociais, de uma familiar do respeitado oftalmologista Hamílton Leite. Em estado de saúde delicado desde 2013, seu tratamento, sabe-se, exigiu altos investimentos. Informações tristes, vindas sobre um dos médicos de projetos mais ousados e competência inquestionável que entrevistei em minha passagem pelo jornalismo de Assis.

BOM HUMOR
O delegado e ex-prefeito João Rosa deu um susto nos familiares e amigos na última semana de 2013. Nos afazeres domésticos típicos de férias de veraneio, caiu da escada. Foi parar no Hospital e Maternidade de Assis, levado pela esposa, Rosário. Via redes sociais, João Rosa comparou sua situação, de perna esquerda lesada, com a do lutador de MMA, Anderson Silva.

ENLATADO
Tem causado estranhamento a dinâmica da Rádio Fema FM nesse início de 2014. O Sindicato dos Radialistas, por um lado, quer saber se locutores que estão no ar foram contratados mediante processo seletivo, uma vez que trata-se de uma autarquia municipal. Do lado de cá, da audiência, o que intriga é que nas vezes em que, no carro, ouvi a emissora, havia módulo informativos 'chupados' da agência Rádio 2, que presta serviço parcial ao governo do Estado.

ENLATADO II
Tudo normal os informativos serem da Rádio 2 se (1) o noticiário fosse local e (2) não tivessem a desfasagem de até 30 horas entre o ocorrido e sua divulgação. Nessa quinta-feira à tarde, por exemplo, era noticiado que a família do alemão Michael Schumacher, hospitalizado após acidente em pista de esqui na França, havia pedido privacidade à imprensa internacional. Esse pedido havia sido feito na terça-feira, dois dias antes, e fora amplamente noticiado na internet e nas emissoras de TV. Notícia velha e igualmente velha a mania de ignorar que o rádio tem seu peculiar perfil de veículo de comunicação que parte do local para o global. Na Fema FM, essa cobertura parte do global para o local.

ENLATADO III
Até o ano passado a Fema FM levava ao ar módulos informativos com apresentação de estudantes de Comunicação. No caso, Publicidade, pois a instituição ficou mais de quatro anos sem formar turmas de Jornalismo, apesar do número suficiente de inscritos nos vestibulares para o curso. Paga, agora, o preço, pois não tem mais jornalistas em formação com quem contar.

NO AR
A Rádio Fema FM é, sem dúvidas, a maior beneficiada com a péssima qualidade da programação musical da Interativa FM, ex-Cultura 2 FM. O circuito interno de som do Assis Tênis Clube, por exemplo, trocou a sintonia da Interativa pela Fema FM. Em estabelecimentos comerciais em plena avenida Rui Barbosa a rádio universitária também já ecoa. Pena, contudo, que em determinados horários mesmo a única rádio universitária da cidade execute músicas popularescas como as sertanejas e os pagodes da vida. Mesmo assim, é uma boa opção.

FORA DO AR
O monitoramento climático feito pela CATI em Assis está desde 12 de dezembro fora do ar. Ficam disponíveis, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, somente os dados enviados online pela estação meteorológica de Cândido Mota. Essas estações registram temperatura, índice de chuva, umidade relativa do ar e nível de radiação solar.

LIÇÃO
E na ironia do destino a caminhonete sorteada pela Acia não saiu para consumidor de supermercado paraguaçuense, mas, sim, do Amigão. Sorte em dobro.

PESOS E MEDIDAS
Com o funcionamento da balança de pesagem de caminhões na rodovia Assis>Paraguaçu houve sensível melhora no tráfego. O pedido de prefeitos para que pedágios sejam instalados no trecho Assis>Paraguaçu>Quatá>Rancharia>Martinópolis>Prudente, porém, foi descartado pela Secretaria dos Transportes. Viria somente em 2015, passadas as eleições e, óbvio, em uma eventual e desastrosa reeleição de Geraldo Alckmin.

SEM CLÁSSICO
As diretorias de Corinthians e Palmeiras bem que tentaram negociar a vinda do maior clássico paulista para o estádio Prudentão, em Presidente Prudente. Logo descartaram quando souberam que o estádio está impedido de receber público desde dezembro passado. Vistoria feita pela Federação Paulista de Futebol interditou o Prudentão, complicando, inclusive, o Grêmio Prudente para a disputa da Segundona.

COM CLÁSSICO
O estádio Tonicão é um dos 15 liberados pela Federação Paulista de Futebol para jogos da Segundona de 2014. Privilégio, pois nada menos que 27 estádios cujas cidades solicitaram participação no torneio estão, hoje, impedidos de receber público ou até mesmo jogos. Brasil, o país da Copa!

BARRIGA
A divulgação, pela versão impressa do Jornal da Segunda, do retorno do ex-técnico Mílton Buzetto a Assis fez alguns jornalistas se precipitarem. Nas redes sociais houve quem confundisse as notícias e anunciasse Buzetto como novo treinador do Assisense para a disputa da Segundona. A diretoria do clube nega e diz ter havido mal entendido. Na realidade, o ex-treinador apenas visitou a cidade, onde, duas décadas atrás, treinou o Vocem.

EM DOBRO
O jornal Correio Assisense prepara-se para a segunda fase de seu projeto de implantação na região. Passará a bissemanário e ampliará o número de cadernos. Meu amigo Eli Elias coloca o jornal no forno com as mãos de todos os filhos, envolvidos no projeto nascido em 2013. Fico feliz com o êxito de Eli, a quem eternamente agradecerei pelo socorro profissional dado em 1997, quando troquei o Oeste Notícias por Voz da Terra e, com Eli, desenvolvi a maleabilidade necessária para conciliar jornalismo editorial e jornalismo comercial. Esses dois fatores, não tenho dúvidas, somente o Correio oferece em Assis. Daí o segredo do promissor jornal que circulará duas vezes por semana.

CREDIBILIDADE
A audiência do site Jornal da Segunda Online rompe paradigmas permanentes. É cada vez maior o volume de acessos diários ao JSOL. Uma demonstração está no total somado de acessos da versão online do único jornal de linha editorial independente do Médio Vale. Se, pois, o JSOL levou quase 3 anos para atingir, no semestre passado, 1 milhão de acessos, de lá para cá já chegou a 311 visualizações de páginas. Trinta por cento do total em menos de 6 meses.

OPÇÃO
Os fãs do basquete profissional norte-americano ganharam a excelente opção de transmissão da NBA pelo canal Sport+, que pertence à Sky. Na narração, meu amigo Maurício Bonato, que pelo mesmo canal transmite as partidas da UEFA Champions League. Transmissões equilibradas e sem a forçação de barra que muitas vezes torna os canais pagos tão insuportáveis quanto os abertos.

EQUÍVOCO
Fui alertado sobre origem de tráfego de acessos, no Blog, vindos de Assisi, na Itália. Vinte e cinco de meus amigos do Facebook anotaram que são de Assis, naquela cidade italiana, mas seus dados correspondem à nossa Sucupira do Vale. Isso, claro, dá um nó na cabeça do professor Google. Em suma, tem assisense que, quando cita a cidade de origem nas redes sociais, não se atenta que está assinalando Assis, da Itália. Em outros três casos, meus amigos feicebuqueiros moram cá, na Sucupira do Vale, mas assinalaram que são de Assis Brasil, no Acre.

NÚMEROS
Estou preparando uma série de publicações sobre as estatísticas relacionadas a Assis. Uma das recomendações partiu de meu amigo Flávio Moretone e condiz ao que a cidade receberá em participação no  ICMS. Vêm, também, balanços de 2013, série iniciada na semana passada. Há expectativa sobre a lista negra local das empresas que mais receberam reclamações de consumidores no Procon/Assis e o quadro com a especificação de produção de cada um dos vereadores que iniciaram mandato no ano passado.

CÁ ENTRE NÓS...
... falta de água em Assis corresponde às garantias feitas pela Sabesp, na década de 1990, de que a cidade teria auto-suficiência até 120 mil habitantes?





Um comentário :

Anônimo disse...

Será que não vale a pena um post comentando sobre a questão da segurança aqui em Assis? Nesses últimos meses estamos vendo uma crescente no número de assaltos e outros tipos de crimes. O que você acha Messias? Abraços,
Sérgio