terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Na lista negra do Procon, Vivo continua imbatível

Cláudio Messias*

O Procon de São Paulo disponibilizou a lista das empresas mais foram acionadas, via serviço de proteção aos direitos de consumo, por consumidores no ano de 2013. Pouca coisa mudou em relação ao cenário de um ano atrás, com a agora Vivo (antes era Telefónica, que por sua vez já foi a estatal Telesp) liderando o número de reclamações.

Selecionei o ranking das 30 empresas que menos satisfizeram seus clientes no ano comercial de 2013. De minha parte ratifico, ou seja, sustento o que decidi um ano atrás: não consumo nas empresas que aparecem nessa lista, muito menos adquiro produtos ou marcas igualmente reclamados. Afinal, já as empresas adotam o sistema de restrição por crédito, que nós, consumidores, adotemos nossos próprios mecanismos de restrição às marcas/empresas que não respeitam o Código de Defesa do Consumidor. É toma lá, dá cá.

O próximo passo, agora, é levantar as 30 empresas que mais tiveram reclamações registradas por consumidores na cidade de Assis, via Procon. Informação, claro, que você, raro e exceto leitor, nunca leu, ouviu nem viu em sites, jornais impressos, emissoras de TV e rádio locais.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :