quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Assisense estreia na Segunda Divisão no dia 6 de abril

Cláudio Messias*

A Federação Paulista de Futebol informou, há pouco, aos representantes de clubes interessados e habilitados para a disputa da Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 2014, que o torneio será iniciado no dia 6 de abril. O Clube Atlético Assisense mantém a tradição e disputará a competição. Os adversários da primeira fase serão conhecidos assim que expirar o prazo para que as demais agremiações regularizem situações pendentes como, por exemplo, a normatização de seus estádios. Não é o caso do Falcão do Vale, pois o estádio Tonicão é um dos 15 únicos já liberados para receber competições em 2014. Outros 27 estádios estão, hoje, interditados e impedidos de receber jogos com público.

No conselho técnico realizado agora à tarde a Federação confirmou interesse em repetir a fórmula de disputa de 2013, de maneira que os clubes formem grupos primeiramente regionais e, então, passem a se cruzar a partir da segunda fase. Como adotado desde 1998, a idade máxima dos atletas é de 23 anos, com abertura de exceção para registro de 3 jovens com idade superior. Outra coisa certa é que subirão 4 clubes para a Série A-3 de 2015, igualmente em fase de grupos.

A confirmação de inscrição dos clubes para a Segundona ocorrerá depois de amanhã, sexta-feira, dia 24. Os clubes que ainda apresentam pendências com seus estádios terão até dia 31 para resolver esses detalhes. Caso contrário, ficarão fora do torneio, diferentemente de 2013, temporada em que clubes como Cotia e Taboão da Serra tiveram os campos interditados e geraram transtorno na rotina dos adversários que os visitavam. O Cotia, por exemplo, subiu e irá disputar a A-3 sem ter estádio próprio em condições de receber jogos com público.

Nas redes sociais já houve manifestações de repúdio à Federação por conta desse conselho técnico. Os internautas cobram a divulgação do regulamento da Segundona de 2014, como ocorreu nos conselhos técnicos da A-3 e da A-2 no final do ano passado. Sobram, pois, especulações e falta transparência por parte dessa nossa questionável Federação Paulista de Futebol. Daí as acusações de que a Federação cria regulamentos e não os respeita.


Foto: Federação Paulista de Futebol
Dirigentes de clubes da Segundona durante o conselho técnico realizado nessa tarde


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :