terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Tonicão é liberado para a Segundona de 2014

Cláudio Messias*

A Federação Paulista de Futebol divulgou hoje a lista dos estádios considerados em condições para receber partidas oficiais na temporada 2014 do futebol paulista. O estádio municipal "Antônio Vianna Silva", o Tonicão, recebeu aval positivo e poderá receber jogos, por exemplo, do Clube Atlético Assisense para a disputa da Segunda Divisão. Situação diferente de uma verdadeira avalanche de estádios interditados e impossibilitados de receber jogos pelo menos no início de torneios como as Séries A-3 e A-2 e da própria Primeira Divisão.

Somente 15 estádios foram liberados pela Federação para a disputa da Segundona em 2014. Isso significa que 27 estádios estão interditados e começam o ano impossibilitados de receber jogos na temporada. Isso mesmo, raro e exceto leitor, eu disse VINTE E SETE estádios interditados. É certo que parte deles tende a receber jogos, desde que com portões fechados, ou seja, sem a presença de torcedores.

As vistorias foram feitas durante o mês de novembro do ano passado e tiveram participação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. O que continua chamando atenção é um fator que desde o ano passado me incomoda e já citei aqui no Blog. É lamentável que a Federação Paulista de Futebol aceite que o Cotia continue disputando torneios sem dispor de estádio. Passou assim a temporada passada inteira e continua agora, em 2014, sem que haja punição. Para disputar um torneio, um clube tem de possuir estádio. Pode ser estádio ruim, péssimo, como é o Tonicão, de Assis, que não oferece conforto algum ao torcedor. Mas, que seja um estádio em condições mínimas. Logo, se o Cotia não tem estádio, que fique fora.

Outro estádio cuja decadência surpreende é o Prudentão, de Presidente Prudente. Abre a temporada interditado para os jogos do Grêmio Prudente.

Daqui a duas semanas a Federação realiza o conselho técnico com representantes de clubes interessados na disputa da Segundona. Sairá, então, a tabela dos jogos e a forma de disputa, que deverá ser a mesma de 2013.l A exemplo do ano passado, o torneio será interrompido por um mês. Se em 2013 teve Copa das Confederações, em 2014 tem a badalada Copa do Mundo.

*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :