quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

UM ADEUS TARDIO - Seo Cícero, o homem que nasceu e morreu no campo

Foto: Blog do Messias


UM ADEUS TARDIO - Seo Cícero é figura conhecida pelos lados do Tabajara. Era. Seus olhos cerraram em 2 de novembro passado. O conheci já velhinho, aposentado, quando permutava ajuda com morada no sítio de meu primo, Toninho. E velhinho seo Cícero contou-me das aventuras que teve, na adolescência e na juventude, com meu pai, José Messias. Contemporâneos, de mesma idade, cada qual tinha e tem suas histórias para contar, principalmente relacionadas a um período de desbravamento de matas de cerrado que hoje dão lugar a canaviais ou pastagens, mas que já receberam cafezais, entre outras culturas diversas. O último reencontro com seo Cícero ocorreu no feriado de 1º de maio do ano passado, ocasião em que lhe dei carona até a casa de um dos filhos, na vila Ribeiro. Atencioso, deu-me um vidro de pimenta que ainda hoje faz sucesso nos almoços e jantares que oferecemos, cá em casa, aos amigos. Domingo passado fui buscar esterco para minha pequena horta de cheiro-verde e fui surpreendido na resposta quando perguntei de seo Cícero. Ele havia passado mal nos últimos dias de outubro, precisou ser atendido e levado à cidade, na Santa Casa, onde ficou pouco internado. Nos deixou no dia 2 de novembro, sem dar chance de gravar, em vídeo, o relato de sua rica história de vida.

Nenhum comentário :