domingo, 24 de maio de 2015

SEGUNDONA BRAVA - Vocem mais líder do que nunca, Assisense fora do G-4

Cláudio Messias*

A sexta rodada da Segundona 2015 foi dos visitantes. Sorte para o Vocem, azar para o Atlético Assisense. E, enfim, os caminhos rumo à classificação para a Segunda Fase começam a ser traçados.

Pelo Grupo 1 foram realizados três jogos na manhã desse domingo. Em todos eles as redes balançaram. No estádio Tonicão o Grêmio Prudente venceu o Atlético Assisense por 1x0. Destaque para o retorno, a Assis, do técnico Tupãzinho e dos jogadores Du Gaia e Kairo, agora com a camisa do time prudentino. Kairo, que há dois anos se destaca no Grêmio, foi o algoz de seu ex-clube e marcou o gol do jogo, aos 23 minutos finais.

No estádio Teixeirão, em São José do Rio Preto, o Vocem acabou com a empolgação do América. O time da casa abriu o placar aos 33 minutos iniciais, com Geninho. Carlinhos e Wiliam Goiano marcaram ainda no primeiro tempo e deram a vitória parcial ao Vocem. Os números finais vieram com Jaílton, aos 26 minutos da etapa complementar.

Em José Bonifácio o jogo teve quatro gols, todos no primeiro tempo. José Bonifácio e Osvaldo Cruz empataram em 2x2 e confirmaram uma rodada com redes balançando em todos os confrontos do Grupo 1.

Vocem e Grêmio Prudente mantêm a equilibrada disputa pela condição de melhor time não só do Grupo 1, mas da Segundona como um todo. Chegam aos 16 pontos no certame e abrem 8 pontos de vantagem em relação ao terceiro colocado, o instável Fernandópolis.

Já o Atlético Assisense sofre a terceira derrota consecutiva, queima toda a gordura construída nas três primeiras rodadas, quando chegou a ser líder da chave, e agora sai do G-4. O Falcão do Vale continua com os mesmos 7 pontos e cai para a 6.a posição na chave, atrás do mesmo Noroeste a quem venceu, na estreia, no Tonicão, por 2x0.

Rodada boa para o visitante Osvaldo Cruz, que chegou a estar vencendo o José Bonifácio mas cedeu ao empate de 2x2. Osvaldo Cruz vai a 8 pontos, iguala ao Fernandópolis, e volta ao G-4, um ponto à frente do quinto colocado Noroeste.

Futuro - A sétima rodada marca o período de decisões visando ao desfecho da Primeira Fase da Segundona 2015. No sábado, dia 30, todas as atenções voltadas para o confronto direto entre os líderes: Vocem x Grêmio Prudente, no estádio Tonicão. Quem vencer abre vantagem na condição de líder isolado da chave.

O Atlético Assisense vai a Tanabi enfrentar aquele que até aqui é o time mais faltoso do Grupo 1 (até a rodada anterior o Tanabi havia cometido 108 faltas, em 5 jogos). O jogo será realizado na manhã do domingo, dia 31, no estádio Alberto Victolo, em Tanabi. Esse confronto também vale o destino das duas equipes na briga por uma vaga no G-4, já que ambas somam os mesmos 7 pontos.

Bom ficar de olho, também, em outros dois confrontos da chave. No mesmo horário, no domingo, jogam José Bonifácio x Noroeste e Osvaldo Cruz x Fernandópolis. O José Bonifácio pode, com uma vitória e dependendo do cruzamento de resultados, entrar no G-4 ao passar, em números, o Noroeste, desde que haja vencedor no confronto em Osvaldo Cruz.

Por fora, o jogo Bandeirante x América, em Birigui, no mesmo horário, é imprevisível. O mandante Bandeirante, dono da pior campanha do ano na Segundona, pode iniciar reação, mas mesmo vencendo não sai da lanterna do Grupo 1. Já o América, que perdeu em casa para o Vocem, caso seja mais um a vencer o Bandeirante chegaria aos 9 pontos e dependeria da existência de um vencedor entre Osvaldo Cruz x Fernandópolis para chegar ao G-4.

Crédito - Acompanhei o desfecho da sexta rodada da Segundona nas transmissões simultâneas das rádios Fema FM e Cultura AM, de Assis, e Sinal 2 FM, de José Bonifácio.



* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :