sexta-feira, 8 de maio de 2015

Com derrota do Elosport, cai mais um invicto da Segundona

Cláudio Messias*

Caiu mais um dos clubes invictos da temporada 2015 da Segundona do Campeonato Paulista. Nessa noite de sexta-feira o único jogo do dia, abrindo a quarta rodada do torneio, marcou a derrota do Elosport para o Clube Atlético Lemense, por 3x2. O jogo foi realizado no estádio Bruno Lazzarini, em Leme.

O Elosport era vice-líder do Grupo 2, à frente justamente do Lemense e atrás apenas do Olímpia. Com a derrota dessa noite o time que tem sede em Capão Bonito caiu para terceiro e ainda viu o algoz Lemense assumir a liderança provisória da chave, pois supera o Olímpia no quesito saldo de gols.

A Federação Paulista de Futebol não reconhece a metodologia de classificação geral da Segundona, que aponta a ordem, por pontos, dos 30 clubes que disputam o torneio. O Blog, porém, faz essa somatória desde o ano passado, de maneira que os raros e excetos leitores possam ter um parâmetro sobre o andamento das demais chaves e, assim, verificar as condições de cada uma das agremiações na trajetória rumo à Série A-3 de 2016.

Nesse ranking o Elosport aparecia com a quarta melhor campanha, atrás de Vocem, Olímpia e Portuguesa Santista. Com a derrota dessa noite, cai uma posição e vê o Atlético Assisense ocupar, ao menos provisoriamente, uma posição à sua frente, segundo os critérios de desempate previstos no Regulamento da Segunda Divisão 2015. O quesito saldo de gols favorece o clube de Assis.

O Lemense, ao chegar aos 9 pontos, passa a ser o segundo clube de melhor campanha da Segundona até aqui, atrás apenas do Vocem, que tem saldo de 6 gols positivos, ante 4 gols do time de Capão Bonito. Toda essa dança das posições ainda depende de outros 14 jogos a serem realizados entre amanhã e domingo.

O jogo - O Elosport fez jus à condição de um dos melhores times da Segundona, ao menos nas três primeiras rodadas. Abriu 2x0 em pleno estádio Bruno Lazzarini, em Leme, através de Reginaldo, aos 14 minutos iniciais, e Myller, aos 38. O Lemense diminuiu somente aos 42 minutos da etapa inicial, com Fábio Costa.

A virada dos donos da casa aconteceu no final do segundo tempo. Aos 31 minutos Adenílson deixou tudo igual no placar e Luis Carlos deu números finais aos 40 minutos finais: 3x2.

O jogo Lemense 3x2 Elosport teve 15 faltas de cada lado, totalizando 30. O árbitro Carlos Fernando Moreira aplicou 6 cartões amarelos, sendo 4 para o Lemense e 2 para o Elosport. Não houve expulsões.

Dois detalhes curiosos caracterizaram o confronto em Leme. Faltando 3 minutos para terminar o jogo duas bolas foram lançadas nas arquibancadas do estádio Bruno Lazzarini e não retornaram. O árbitro, pois, suspendeu a partida até que as redondas fossem devolvidas. Com isso, foram acrescidos 5 minutos ao tempo regulamentar.

O outro fato curioso é que o lateral esquerdo Myller, autor do segundo gol do Elosport, rasgou a camisa quando da comemoração. O detalhe é que os clubes da Segundona via de regra não dispõem de uniforme reserva ou complementar. Assim, Myller trocou a camisa 6 pela 14.





* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.


Nenhum comentário :