segunda-feira, 4 de maio de 2015

Vocem soma a melhor campanha da Segundona

Cláudio Messias*

Passadas três rodadas da temporada 2015 da Segundona do Campeonato Paulista o quadro dos três grupos que disputam a competição começam a ser desenhados. Alguns ajustes de elencos foram feitos conforme a regra que estabelece limite máximo de contratações e, assim, quem começou mal reagiu ou, então, afundou nas primeiras crises de gestão.

O fator positivo para a torcida de Assis é o desempenho dos dois times da cidade na Segundona. O Vocem, que coloca em prática um planejamento iniciado no final de 2014, tem 100% de aproveitamento em três jogos e, nos critérios de desempate, quando cruzadas as três chaves e os desempenhos dos 30 clubes em disputa, figura como, até aqui, o melhor time. Com os mesmos 9 pontos estão o Olímpia e a Portuguesa Santista.

Vocem e Olímpia duelam em quesitos díspares. Se o Esquadrão da Fé tem o melhor ataque da Segundona, com 8 gols, o Olímpia tem a melhor defesa, que ainda não tomou gols. A Portuguesa Santista mescla um ataque razoável, com 5 gols marcados e uma defesa irregular, com dois gols sofridos, rendendo saldo positivo de 3 gols, mesmo índice do Olímpia.

O Atlético Assisense, vice-líder do Grupo 1, que tem o Vocem com melhor campanha, cai para a quinta posição na classificação geral da Segundona que reúne os três grupos. Empata em pontos com Elosport, Grêmio Prudente e São Bernardo, mas tem um gol a menos marcado em relação ao Elosport. O forte do Falcão do Vale é a defesa, que tomou apenas um gol e só perde para o Olímpia como a menos vazada no certame.

O G-12 que irá configurar a Segunda Fase da Segundona 2015 é completado, hoje, por Lemense, Barcelona e Diadema, com 6 pontos, e América e Taboão da Serra, com 5 pontos.

Na parte de baixo da tabela os últimos classificados do Grupo 1, de Vocem e Atlético Assisense, não estão piores se comparados às outras chaves. Noroeste, Bandeirante e José Bonifácio ocupam, respectivamente, a 25a., a 26a. e a 27a. colocações na classificação geral, à frente somente dos lanternas ECUS e Palmeirinha, que iguais ao José Bonifácio ainda não somaram pontos na temporada. Palmeirinha que até aqui tem a pior defesa, com 6 gols negativos de saldo, resultantes de 2 tentos marcados e 8 sofridos.



* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.



Nenhum comentário :