quinta-feira, 13 de março de 2014

Federação Paulista de Futebol exclui Vocem de seu site oficial

Cláudio Messias*

Mais uma página no atual capítulo da história do Vocem, de Assis. Nessa quinta-feira a Federação Paulista de Futebol não inclui mais o Esquadrão da Fé na sua lista de clubes filiados, nem no rol daquelas agora 38 agremiações que irão disputar a Segunda Divisão do Campeonato Paulista em 2014. Até ontem o Vocem figurava como pertencente ao grupo que tentaria o acesso à Série A-3 de 2015.

Como não obtenho êxito nas tentativas de busca de informações formais na Federação, seja através do canal da ouvidoria, seja na assessoria de imprensa, tiro conclusões parciais acerca do que ocorre no que defino como tentativa do Vocem de disputar a Segundona de 2014. A base do meu estranhamento sobre a situação atual do mais tradicional clube da história de Assis advém de uma atualização de informações feita, nessa quinta, pela Federação.

Refiro-me à divulgação de tabela e regulamento de disputa dos torneios de categoria de base por parte de clubes que disputam torneios profissionais de futebol válidos pelo Campeonato Paulista. A FPF condiciona que esses clubes profissionais inscrevam times para a disputa do torneio Sub-20, no caso da elite composta por clubes da Primeira Divisão, e dos torneios Sub-11/13 e Sub-15/17. Quando da divulgação dos grupos dos torneios Sub-11/13 e Sub-15/17, duas semanas atrás, apareciam clubes da região como Atlético Assisense e Osvaldo Cruz, mas não o Vocem. 

Era, na época, o indício de que o Vocem não havia conseguido cumprir com a entrega da documentação formal de constituição de seu conselho e diretorias, o que ficou evidenciado e/ou comprovado no fato de ter havido convocação pública daquilo que seria uma segunda assembleia geral para eleição de presidentes de conselho e de diretoria, pleito esse que teria sido realizado no sábado passado. Documentos tornados públicos antes do Carnaval davam conta de que o departamento responsável pela filiação de clubes e organização de torneios, na Federação, havia estabelecido como prazo máximo para a regularização da documentação do Vocem o dia 24 de fevereiro, ou seja, bem antes desse sábado, 8 de março, quando ocorreu a assembleia.

Nos últimos dias, na busca por informações sobre, definitivamente, a situação cadastral do Vocem, tive um único posicionamento da Ouvidoria da Federação, que se diz respaldada por regulamentos e o próprio Estatuto do Torcedor para não divulgar prontamente aquilo que é solicitado. Dessa intransigência está saindo um pedido judicial para se tornem públicos os procedimentos que levaram à filiação do Vocem, em final de janeiro, e a inscrição para a disputa da Segunda Divisão, detalhes ainda desconhecidos não só pela imprensa de Assis, mas pela própria comunidade como um todo. Nada, contudo, que represente algo contra o Vocem ou sua disputa do torneio. A questão é estritamente relacionada ao direito de acesso à informação. E sobre o único posicionamento que tive, ele condiz ao prazo de 30 dias para eventuais respostas a questionamentos feitos à ouvidoria.

É fato, agora, que o Vocem saiu da lista dos clubes filiados à Federação disponibilizada no site oficial da instituição. O clube não mais aparece, também, na lista online daquelas agremiações que disputarão a Segunda Divisão a partir do dia 5 de abril. A única informação mantida intacta no site é a programação do jogo Vocem x Presidente Prudente, marcado para as 10h00 do dia 6 de abril, no estádio Tonicão. Essa tabela foi divulgada um mês atrás e não representa legalmente garantia de que determinada agremiação está confirmada para a disputa do certame.

Na aba "clubes" do site da Federação antes havia, na sub-aba "Segunda Divisão", a opção do Vocem, por ordem alfabética, no final da página. Quando aberta aquela aba intermediária apareciam não só informações sobre o breve histórico do clube, mas, também, a foto de Edson Fiúza, presidente, e links de duas matérias elaboradas pela assessoria de imprensa da Federação e que anunciavam o retorno do Vocem à disputa de torneios oficiais depois de 12 anos. Todo esse material foi retirado do ar. A notícia publicada no dia 6 de fevereiro, intitulada "Depois de 12 anos Vocem retorna ao futebol" desapareceu dos arquivos da Federação.

Com a inconstância de informações relacionadas aos bastidores de filiação/inscrição na Federação Paulista de Futebol, o que resta, agora, é aguardar informações oficiais sobre não só o que está ocorrendo, mas, principalmente, o que ocorreu burocraticamente desde o final de janeiro, quando foi anunciado, com muito barulho, o retorno do Vocem. Houve investimentos fortes, todos sabemos, com, inclusive, a apresentação de comissão técnica, jogadores e uniformes de disputa. 

Com essa novidade do site da Federação nessa quinta-feira tudo parece ter sido em vão. E se ocorre o contrário, que os fatos cheguem à tona. Eu continuo aguardando.


Imagem: Site da FPF
Resultado de busca feita, hoje, no site da FPF com o 
verbete "Vocem" mostra ausência de dados do clube


Imagem: Montagem a partir de site da FPF

Lista completa, em edição de imagens de tela 
do site da FPF, mostra os clubes que irão disputar 
a Segundona, sem o Vocem


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

3 comentários :

Anônimo disse...

por isso que o futebol de assis nao vai nunca sair do lugar que se encontra ..enquanto uns querem se perpetuar nos cargos..quem quer ajudar é alvo de criticas.e sançoes judiciarias..interesses pessoais atrapalha o futebol assisensse

Anônimo disse...

Vergonha mais uma vez ...issooo td e pura inveja ....vergonha demais seras que td isssooo e medo ....

Anônimo disse...

É muito estranho mesmo e chega a ser uma falta de respeito com o VOCEM. Esperamos que o mais breve possível eles atualizem o site com o VOCEM.
Acesso a tabela pelo site da globo.com (/sp/futebol/paulista-segunda-divisao/)Lá o VOCEM está no 1º Grupo. Não moro em Assis, mas minha família inteira e eu estaremos torcendo para que o VOCEM faça um bom campeonato e consiga o acesso para a 1ª divisão.