quinta-feira, 20 de março de 2014

Atlético Assisense sugere mudança de brasão

Cláudio Messias*

A reformulação no Atlético Assisense para a temporada de 2014, em comparação com o que foi desenvolvido até 2013, está envolvendo até o símbolo que é ícone da agremiação. Nessa semana, a equipe gestora do Falcão do Vale postou nas redes sociais um ensaio sobre o que pode vir a ser o novo brasão. Agradou uma parte dos torcedores e desagradou outra parte. Eu estou do lado daqueles que não gostaram e rejeitaram a possibilidade de mudança.

A primeira modificação estética, depois da renovação total da equipe gestora, incidiu sobre o uniforme do Atlético Assisense, logo no início dessa temporada de 2014. Das tradicionais cores predominantes branco para o uniforme número 1 e azul celeste para o uniforme número 2, os dirigentes submeteram ao crivo popular cinco variações, de maneira a escolher dois modelos. Naquele caso, as modificações agradaram à grande maioria dos torcedores consultados via redes sociais. Desde então, o clube encomendou a confecção das camisas oficiais, que serão lançadas em evento público que deve acontecer nos próximos dias. Pode, inclusive, haver uma jogada de marketing que explore o modelo de camisa número 3, com edição limitada comemorativa à contagem regressiva pelos 20 anos que o Falcão do Vale completa em março de 2015. Mas nada sobre isso está decidido.

Já o brasão do Atlético Assisense chegou ao crivo dos torcedores com uma proposta de reformulação completa. Sai o tradicional disco duplo contendo a descrição da nomenclatura do clube e seu ano de fundação, com o brasão do município de Assis ao centro, e entra um logo que tem ilustração de um falcão ao centro, com as iniciais C.A.A acima e o ano de fundação no rodapé. A ilustração do falcão cai bem, sim, em bandeiras e faixas de torcida, mas para um brasão que leva a marca do time no peito, na camisa, fica desproporcional e impróprio, a meu ver. Seria trocar o peso do brasão histórico da cidade centenária por uma ilustração de acabamento, inclusive, questionável, que poderia ser graficamente melhor adaptada para o contexto.

Seja qual for o resultado da consulta popular feita pela diretoria do Falcão do Vale, a tendência é que eventual mudança do brasão ocorra em outro momento, posterior à primeira fase da Segundona 2014. At´re porque, como já dito, a encomenda dos uniformes já está feita e não há tempo para alterações nesse momento. Ainda bem.

À esquerda, o brasão original de fundação do Atlético 
Assisense; à direita, a proposta pela atual diretoria


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação na ECA/USP.


2 comentários :

Matheus Nespolo disse...

vao fazer cagada mudando!

Anônimo disse...

BOM, PELO MENOS NO BRASÃO AS COISAS ESTÃO MELHORANDO PORQUE QUEM ELABOROU O ATUAL BRASÃO, NÃO TEVE CAPACIDADE NEM DE PADRONIZAR...AINDA COPIOU O BRASÃO DA PREFEITURA E DIZ QUE FEZ GRANDE COISA...SOU A FAVOU DA MUDANÇA, PORQUE ESSE ATUAL É RIDÍCULO, ASSIM COMO O TIME !!!