sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Para Assisense, empate com Cotia representa adeus à Série A-3

Cláudio Messias*

Agora, nesse exato momento, a semana acabou. Cai a noite de sexta e começa oficialmente o final de semana. Para os oito clubes que disputam a Segundona do Paulistão 2013 foi uma semana de fôlego para treinos e planejamento. Ninguém tem vaga garantida na Série A-3, ainda. Da mesma forma, não há eliminados. Três jogos em uma semana vindoura. Essa é a realidade de todos.

Para a realidade do Clube Atlético Assisense os 3 jogos que restam para fechar a quarta e penúltima fase do campeonato não têm brecha para derrota. O time entra no returno com dois pontos a menos que o Cotia, adversário desse sábado em São Paulo. As duas equipes abrem um confronto direto dos mais emocionantes. Talvez, o jogo mais importante entre os 4 disputados pelos grupos 19 e 20.

Entrar no tradicional campo do estádio Conde Rodolfo Crespi, o estádio da Rua Javari, representará, para os planos do Assisense, meta exclusiva de vencer o Cotia. E o empate, não serve? Não, não serve. E nem é questão de orgulho por querer devolver ao Cotia a derrota de domingo passado, aqui no Tonicão. É a matemática do futebol, que agora pesa nas costas do time de Assis. Duas derrotas consecutivas lançaram o time de Assis da liderança do grupo 20 à incômoda terceira colocação.

Prefiro entender que os planos do técnico Venâncio não prevejam segurar resultado frente ao Cotia. Não seria inteligente proceder assim. Digo isso porque faltam somente 3 jogos e essa diferença de 2 pontos a menos em relação ao Cotia seria mantida na rodada subsequente. Ou seja, na quarta-feira o Assisense receberia o favorito Água Santa, aqui no Tonicão, enquanto o Cotia receberia a Inter de Bebedouro, hoje lanterna do grupo. A probabilidade de vitória, portanto, é maior para o Cotia, sobre a Inter, do que do Assisense frente ao Água Santa. Uma vitória do Cotia lá e um empate no jogo daqui já eliminariam o Assisense, pois o Cotia abriria 4 pontos de vantagem que lhe garantiriam a vaga com uma rodada de antecedência. Ao time de Assis caberia somente cumprir tabela em Bebedouro, na última rodada.

Voltando com vitória amanhã o Assisense ganha em diversos fatores. Primeiro, passa o Cotia em 1 ponto na classificação e repassa ao adversário direto a obrigação de vencer os dois últimos jogos. No fator torcida, com certeza essa vitória colocará, novamente, mais de mil torcedores no Tonicão na quarta-feira, força fundamental para tentar vencer o temível Água Santa, que pode vir a Assis praticamente classificado, caso tenha vencido, domingo, a Inter de Bebedouro, em casa, repetindo o resultado positivo da semana passada nesse mesmo confronto.

Por mais que empate com o Água Santa, na próxima quarta-feira, o Assisense ainda irá respirar por aparelhos, uma vez que o Cotia tende a vencer, em seus domínios, na mesma rodada, uma Inter já eliminada. Com esses resultados o Cotia iria a 8 pontos, voltaria a ficar um ponto acima do time de Assis, que somaria 7 pontos, mas iria para a última rodada com o desafio de vencer o Água Santa, na casa do adversário. Já o Assisense irá a Bebedouro enfrentar, como já disse, a eliminada Inter. Um empate entre Água Santa x Cotia e uma vitória do Assisense em Bebedouro dariam a vaga ao Assisense, que totalizaria 10 pontos, ante 9 do Cotia. A lógica, pois, mostra tendência de vitória do Água Santa na rodada final.

Inútil e não inteligente, repito, ir a São Paulo para buscar um empate com o Cotia nesse sábado. Tem de jogar para vencer, a qualquer custo. Condições para isso há, pois domingo passado o Assisense ficou com 1x0, na frente do Cotia, durante 66 de 90 minutos disputados. E parte considerável desse tempo com um jogador a menos. Só isso já dá motivos de sobra para a equipe entrar em campo, encarar o mandante de igual para igual e trazer de volta para Assis o favoritismo pela segunda vaga do grupo 20, tirada no domingo passado.

Não citei a probabilidade de uma derrota do Assisense frente ao Cotia amanhã. Nem fiz alusão a esse resultado porque o adversário abriria, com isso, 5 pontos, o que lhe daria diretamente a vaga, uma vez que precisaria somar somente mais um ponto em dois jogos para festejar o acesso à Série A-3.

Não fico em cima do muro e emito opinião. Acredito que o Assisense tenha condições de vencer o Cotia fora de casa, mas não confio na suficiência de o técnico Venâncio armar um time para vencer nessas condições. É mais fácil, entendo, os jogadores confirmarem o pacto pela vitória em menção ao zagueiro Diego Manfio, em tratamento médico (saiu de campo, domingo passado, com séria contusão no tornozelo) e a partir de uma força coletiva trazerem os 3 pontos. Decisões assim fogem da intenção de um treinador. Um exemplo? O pacto de vitória que os jogadores do Corinthians selaram após a humilhante derrota de 4x0 para a Portuguesa, voltando a campo contra o Bahia, na vitória por 2x0, com outro espírito de equipe, em menção honrosa ao técnico Tite.

Sou otimista, sim, e como torcedor acredito no meu time, que leva o nome da minha cidade. Reconheço, contudo, que a ordem natural das coisas seria o Cotia voltar a vencer amanhã, praticamente eliminando o Assisense. Vi o time de Cotia duas vezes, nessa quarta fase, e não escondi, aqui no Blog, que junto com o Água Santa ele forma a dupla das melhores equipes do grupo 20. Gostei demais do que assisti na transmissão Cotia 0x0 Água Santa, pela STI Esporte,, no dia 23 de setembro. Um Cotia forte fisicamente, bem organizado técnica e taticamente e, o que é muito forte, determinação de vencer. O Assisense, infelizmente, está um patamar abaixo disso. Nada que desmereça o trabalho do clube de Assis, mas, sim, tudo que enalteça as qualidades do bom futebol de Água Santa e Cotia.

STI em Assis - Não é só a torcida de Assis que está de olho no resultado positivo amanhã, frente ao Cotia. A STI Esporte, da Grande São Paulo, também depende do resultado desse jogo para decidir se virá ou não a Assis na próxima quarta-feira,  para transmitir o confronto Assisense x Água Santa. Seria, portanto, a terceira transmissão da equipe do jornalista J. Alves em jogos do Assisense. A empresa de comunicação cobriu Água Santa 4x0 Assisense, na semana passada, e estará no estádio da Rua Javari, nesse sábado, transmitindo ao vivo o confronto Cotia x Assisense. O internauta que quiser assistir ao joigo, online, deve acessar o endereço www.stiesporte.com.br.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.


Nenhum comentário :