sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Tupã também pode conhecer céu ou inferno na Segundona

Cláudio Messias*

Três raros e excetos leitores pediram meu posicionamento sobre a situação do grupo 19 da Segundona do Paulistão 2013. Lá, está o Tupã, outro time da região que luta para conquistar vaga na Série A-3. Uma equipe que cá esteve, em Assis, lá na primeira fase, e que vem surpreendendo favoritos desde então. Está, por exemplo, à frente do Assisense em aproveitamento geral no torneio.

Deixo claro que meu posicionamento é apenas teórico, uma vez que não estou acompanhando aos jogos nem em Tupã, nem fora de lá. O que vejo, à distância, é uma equipe (jogadores>comissão técnica>diretoria) sólida. Eu diria, sem titubear, que o Tupã não entrou de gaiato nesse campeonato. Tem planejamento, sabe contratar, soube dispensar e tem uma estrutura profissional que, saliento, vejo faltar ao Assisense, por exemplo. Mas, não vim aqui, nessa postagem, para comparar cidades ou clubes. Vim para analisar possibilidades. Vamos a elas.

O Tupã entra em campo logo após o desfecho de Cotia x Assisense. Recebe, às 19 horas, o Atibaia, no belo estádio Alonso Carvalho Braga. Vice-líder do grupo 19 e estando à frente de Paulistinha e, vejam só!, Matonense, o time de Tupã soma 4 pontos e não pode vacilar na rodada. Está a dois pontos do líder Atibaia, adversário dessa abertura de returno. Fazendo o dever de casa, chega a 7 pontos e fica, teoricamente, a uma vitória da Série A-3. Digo teoricamente porque, dado o equilíbrio daquela chave, pode haver critério de desempate para definir principalmente  a segunda colocação final.

Enquanto Tupã e Atibaia digladiam, Matonense e Paulistinha esperam para ver no que dá. Comecemos pelo mais neutro dos placares, ou seja, 0x0. Atibaia vai a 7 pontos, Tupã vai a 5. Mas, se no domingo a Matonense fizer o dever de casa, chega a 6 pontos e tira a vice-liderança do Tupã, que cai para terceiro. Pior ainda é se houver vitória do Paulistinha em Matão, pois o time de São Carlos vai a 7 pontos, iguala em campanha com o Atibaia e decide nos critérios de cartões e/ou faltas cometidas quem fica em primeiro, deixando como única certeza o igual descenso do Tupã para a terceira posição.

Logo, jogou em casa tem de vencer. É essa a via de regra da Segundona e o Tupã sabe bem disso, pois levou uma sapecada da Matonense (2x3), na abertura da quarta fase, e isso fez com que, surpreendendo a todos, buscasse empate em São Carlos, frente ao Paulistinha, e vitória sobre o líder Atibaia, fora de casa. Pela lógica, tem de vencer o mesmo Atibaia, abrindo o returno, para chegar aos tranquilos 7 pontos que lhe dão o direito de somar mais 3 em 6 pontos a serem disputados nas rodadas finais.

Consideremos que o Tupã vença o Atibaia no sábado à noite, em casa. Seja qual for o resultado entre Matonense x Paulistinha, o time de Tupã mantém a liderança com pelo menos igualdade de pontos com, por exemplo, o Paulistinha, ou, ainda, um ponto em relação a Atibaia ou Matonense. Terá a seu favor o fator mando de campo no returno, pois na quarta-feira tornará a receber adversário em seu próprio campo, como mandante, no confronto Tupã x Paulistinha. Dever de casa cumprido, mais três pontos somados e o Tupã carimba seu passaporte para a Série A-3, uma vez que atingirá 10 pontos e fará, na última rodada, confronto direto com a Matonense, que àquela altura poderá ter somado, no máximo, 9 pontos, enquanto poderá ter ficado com 7 e mesmo que chegue a 10 vencendo o Atibaia, perderá no confronto direto com uma vitória a menos.

Vejo que o Tupã teve a seu favor a composição da tabela de jogos da quarta fase. Fez jus à excelente campanha que desenvolveu ao longo de todo o torneio, o que lhe deu privilégio de fazer dois jogos como mandante no returno final. É com base nessa premissa que digo que o time de Tupã está muito próximo de uma vaga na Série A-3 de 2014. Por quê? A conta é simples. Com dois jogos em casa e levando em conta a premissa do dever-de-casa, o time da região soma 6 pontos nas duas primeiras rodadas returno, o que lhe colocada com os 10 pontos que considero necessários para passar dessa fase.

O fator que exige preocupação está na inconstância de todos os clubes da chave. Convenhamos que todos os 4 clubes do grupo 19 tiveram tropeços nessa reta final. O próprio Tupã levou uma paulada da Matonense, em casa. Depois foi a vez de a Matonense perder em casa (0x1) para o Paulistinha. O mesmo Paulistinha que recebendo o Tupã empatou em casa em 1x1, sacrificando dois pontos importantes. Esses três exemplos são suficientes para dizer que há imprevisibilidade para o returno. Logo, tanto é possível que nesse sábado o Atibaia saia de Tupã com vitória quanto pode-se dizer que o Paulistinha pode surpreender e praticamente eliminar a Matonense, que é o mais irregular dos 4 na chave.

Quero, como torcedor, que o Tupã avance. Mas, o coloco na mesma situação de céu ou inferno em que se encontrava o Assisense antes do fatídico jogo contra o Cotia, no Tonicão, encerrando o primeiro turno da quarta fase. Se vence o Atiabaia nesse sábado, tem tranquilidade para buscar dois resultados frente Paulistinha e Matonense. Mas, se perde, pode cair para terceiro já nessa rodada do returno e, pior, amargar a lanterna caso só empate com o Paulistinha no meio de semana, dando adeus à esperança de chegar à segunda colocação frente, então, a uma Matonense mais viva do que nunca.

Como houve pedido de comparação de situações, na origem dessa postagem, dou minha opinião somente nesse aspecto de realidade distinta entre Tupã e Assisense. O time de Tupã, por ter melhor campanha em todo o campeonato, gozou do privilégio de fazer dois jogos em casa, como mandante, no returno. Já o Assisense faz dois jogos fora, e logo de cara contra o concorrente direto pela segunda vaga do grupo, uma vez que o líder Água Santa tende a disparar e fechar o returno com absurdos 12 ou 14 pontos no total (isso se não terminar totalizando 16 pontos, pois tem amplas chances de vencer os 3 jogos do returno). O Assisense perdeu normalmente para o Água Santa, fora de casa, mas não poderia ter saído do Tonicão sem somar pontos, domingo passado, uma vez que disputará 6 dos 9 pontos possíveis, no segundo turno, jogando fora de Assis.

O coração e a emoção pedem Tupã e Assisense na Série A-3 de 2014. A razão, contudo, que advém de cabeças no lugar, mostra que corremos, sim, o risco de ver os dois clubes lamentando ter chegado até aqui, na praia, e morrido com os planos. Coisas do futebol, sabemos, que que doem na alma de todo torcedor. E se há coração de torcedor que bate mais forte, com esperança, esse vem de Tupã, que só depende dele. O Assisense depende dele e de outros resultados para sobreviver quando chegar na praia.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :