quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Árbitro polêmico apitará Cotia x Assisense, sábado

Cláudio Messias*

A maré realmente não está nada boa para os lados do Clube Atlético Assisense no quesito qualidade de arbitragem nessa reta final da Segundona do Campeonato Paulista. Há pouco, a Federação Paulista de Futebol divulgou a escala de árbitros para os 4 jogos que abrem o returno da quarta fase do torneio. Para Cotia x Assisense, nesse sábado, às 15 horas, foi sorteado Flávio Rodrigues Guerra, rosto conhecido da maioria dos torcedores que assistem a jogos da primeira divisão pela TV.

Não tive tempo de consultar meus arquivos, porém tenho a sensação de que Flávio Guerra já apitou, no início de carreira, jogos do Vocem, pela antiga Série B-2 do Paulistão. Suspeito, também, que ele tenha sido o quarto árbitro no épico jogo Assisense 4x2 Campinas, encerrando a Série B do Paulistão de 2004, no Tonicão. Caso tais informações não correspondam, excluo, posteriormente, esse excerto de postagem.

Enfim, Flávio Guerra será auxiliado, sábado, em São Paulo, no estádio da Rua Javari, por Herman Brumel Vani e Alexandre Basílio Vasconcelos. O quarto árbitro será Júnior César da Silva. É o terceiro jogo da Segundona que o árbitro media em 2013. Ele atuou em XV Jaú 0x1 Matonense, dia 11 de setembro, no estádio Zezinho de Magalhães, em Jaú, e na vitória do Tupã sobre o Primavera (2x1) no dia 24 de agosto, no estádio Alonso Carvalho Braga, em Tupã.

Ontem à noite Flávio Guerra esteve em campo no jogo Corinthians 2x0 Bahia, em Mogi Mirim,na função de quarto árbitro. Pertencente ao quadro de árbitros de primeiro escalão da Federação Paulista de Futebol, no Campeonato Paulista, Série A-1, neste ano, ele atuou nos clássicos Santos 3x1 São Paulo, no dia 3 de fevereiro; Corinthians 2x2 Palmeiras, no dia 17 de fevereiro; Santos 1x1 Palmeiras, no dia 27 de abril; Corinthians 2x1 Santos, no dia 27 de maio, final do Paulistão 2013.

O risco recente mais grave no histórico desse árbitro advém de outro clássico Santos x Corinthians, mas realizado no ano passado, pelo Brasileirão. Árbitro principal naquela partida, vencida pelo Santos, na Vila Belmiro, por 3 a 2, o trio de arbitragem foi manchete no noticiário nacional e internacional por ter errado ao não marcar 3 lances de impedimento do ataque do Santos, que culminaram exatamente nos 3 gols da vitória do time santista. Aquele jogo foi transmitido para o Estado de São Paulo pela Rede Globo e, nos vestiários, teve uma das mais cruéis sessões de críticas à atuação de árbitros brasileiros de todo o campeonato.

Atualmente, Flávio Guerra é o quarto colocado no ranking dos árbitros da Federação Paulista de Futebol. Já o seu auxiliar 1 para o jogo Cotia x Assisense, Herman Brumel Vani, é o 21º colocado no ranking de auxiliares, categoria especial, enquanto o auxiliar 2, Alexandre Basílio Vasconcelos é o quinto colocado no mesmo ranking.

Imagem: Revista Alfa/Editora Abril
Flávio Guerra ouve reclamações de jogadores do Corinthians no 
polêmico jogo de 3 gols irregulares marcados na vitória do Santos, em 2012


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :