domingo, 6 de outubro de 2013

Assisense, Cotia, Água Santa e Inter voltam à estaca zero

Cláudio Messias*

Confesso jamais ter visto ou coberto uma competição tão equilibrada como está sendo essa quarta fase da Segundona do Campeonato Paulista 2013. E não refiro somente ao grupo 20, do Assisense. O grupo 19, do Tupã, igualmente está indefinido. Tudo porque as lanternas Matonense e Inter de Bebedouro ressuscitaram no returno, venceram seus confrontos nesse final de semana e agora, faltando dois jogos para os paulistas saberem os novos integrantes da Série A-3 de 2014, simplesmente todos os 8 clubes em disputa têm condições de chegar ao acesso.

A mais louvável das vitórias é, sem dúvida, a da Inter de Bebedouro. Foi a São Bernardo do Campo e reverteu uma lógica que só a calculadora apontava como provável. O melhor time do campeonato, que havia vencido a mesma Inter, em Bebedouro, há uma semana, foi abatido em seus domínios. E de uma classificação certa do Água Santa e uma eliminação eminente da Inter, agora o que se vê é uma série de probabilidades, entre elas, inclusive, a difícil missão do próprio Água Santa em classificar-se e o surgimento da Inter como forte candidata a uma vaga. Apenas para se ter uma ideia, Inter e Assisense, que dividem a lanterna, podem terminar o campeonato, domingo que vem, como líder e vice, respectiva e/ou inversamente.

O torcedor do Assisense que olhar para a tabela de classificação atual, no grupo 20, pode assustar e até se decepcionar. Mas, calculadora à mão, não é hora de dar valor a essa lanterna. Ela é passageira e não representa as condições de o time de Assis chegar ao acesso à Série A-3. Será preciso, claro, que o Assisense vença o Água Santa nessa quarta-feira, no Tonicão, tarefa nada fácil. O equilíbrio do grupo como um todo, contudo, leva a incertezas quanto aos resultados dos outros confrontos. Por exemplo, enquanto o Assisense vence o jogo em casa, depois de amanhã, o Cotia pode receber a Inter, como mandante, e não sair de mais um empate. Ontem pela manhã, dada a campanha do primeiro turno, era mais provável que o Cotia vencesse a então lanterna Inter. Sim, essa vitória da Inter sobre o Água Santa mudou totalmente o cenário, e não foi só nos números.

Ontem, antes do jogo contra o Cotia, o Assisense esperava um empolgado Água Santa para vir a Assis na quarta-feira. Do lado do time de Assis, em caso de derrota para o confronto de então logo mais à tarde, na rua Javari, restaria apenas cumprir tabela frente ao líder do grupo. Só que o Assisense trouxe o empate, manteve acesa a chama da esperança e esperou o desfecho de Água Santa x Inter. Como deu Inter, agora o time de Bebedouro vai em igualdade de condições ao campo de mando do Cotia, na quarta-feira, e deixa de ser um eliminado que só tinha tabela a cumprir, tendo interesse direto na soma de mais 3 pontos. Pelo que vi ontem, pela STI Esporte, no empate contra o Assisense, não será tarefa fácil para o Cotia arrancar pontos dessa embalada e com moral Inter de Bebedouro.

Aqui em Assis os jogadores e a comissão técnica esperaram o desfecho do grupo, na manhã desse domingo, já em descanso da jornada que abriu o returno. Têm a segunda e a terça-feira para trabalhar técnica e taticamente para o jogo de quarta, enquanto o Água Santa precisa, ainda, deslocar-se da capital até aqui, concentrar-se e, o que é mais árduo, reerguer a cabeça depois de perder um jogo que todos tinham como ganho, frente à própria torcida. Agora, definitivamente, a palavra-chave do Assisense precisa ser "equilíbrio emocional". Afinal, o adversário foi golpeado, sentiu a pancada e pode cair. Fazê-lo ir à lona é que a estratégia, o método. Com previsão de tempo bom e a certeza de que o torcedor de Assis irá ao Tonicão, o fator arquibancada, com certeza, poderá ser o diferencial nessa estratégia.

Para o Assisense somente dois resultados interessam nos dois confrontos finais. Vitória sobre o Água Santa, quarta-feira, e outro resultado igual em Bebedouro, frente à Inter, domingo. Dos atuais 4 pontos o time de Assis chega aos 10, necessários para obter a vaga. Mas, como os critérios de desempate tendem a ser empregados para definir principalmente segundo e terceiro colocados, é preciso ficar de olho no saldo de gols, que no momento é negativo em 4 tentos para o Assisense. Se meio a zero é festa, nessa hora, vitórias com dois gols de diferença frente a Água Santa e Inter representam a glória, pois possibilitam zerar o saldo. Só que isso é sonho.

Vencendo o Água Santa na quarta o Assisense fica racionalmente de olho no confronto Cotia x Inter. De lá, se sair empate, ótimo para os planos do time de Assis, que com 7 pontos embola toda a disputa. É que Água Santa, Cotia e Assisense ficariam com os mesmos 7 pontos, porém com o time de Assis na terceira posição, devido ao saldo de gols (exceto, claro, que vença o Água Santa por 5 gols de diferença, o que foge, e bastante, da realidade), que é pior. 

Se o Cotia vencer esse jogo de quarta-feira contra a Inter, vai a 9 pontos, dispara na liderança e fica a um empate da vaga na rodada final. Deixa a Inter com 4 pontos, tendo o time de Bebedouro a obrigação de vencer o Assisense no domingo, e torcendo, ainda, por tropeço do Água Santa, em casa, frente ao Cotia. Nessa suposição de vitória do Cotia no meio de semana a briga pela segunda vaga do grupo passa a ser direta, para o Assisense, com o Água Santa, que continua estacionado nos 7 pontos e favorecido pelo saldo de gols. Os dois times iriam para a última rodada com duas suposições: se o Cotia vence o Água Santa, o Assisense pode empatar com a Inter. Mas, se houver empate entre Água Santa x Cotia o Assisense precisará vencer a Inter, em Bebedouro. Se o Água Santa vencer o Cotia, fica com a vaga, mesmo que o Assisense vença a Inter.

As incertezas são tamanhas que há, entre diversas simulações de combinações de resultados para esses 4 jogos restantes no grupo 20, uma possibilidade de o Assisense terminar como líder da chave e, assim, decidir a final da Segundona contra o primeiro colocado do grupo 19 (na quinta fase não haverá mais grupo com 4 clubes e, sim, disputa entre dois clubes melhores colocados em cada grupo na quarta fase). Para disputar o título o Assisense precisa vencer o Água Santa e, depois, repetir o mesmo resultado em Bebedouro, frente à Inter. Chegaria aos 10 pontos e para não ser alcançado por ninguém precisaria que na quarta-feira Cotia x Inter ficassem no empate e que igualmente não houvesse vencedores no confronto Água Santa x Cotia, domingo. Dessa forma, o Assisense, repito, somaria 10 pontos, enquanto Água Santa e Cotia empatariam com 8 pontos na segunda colocação, decidindo quem fica com a vaga na base dos critérios de desempate, o que atualmente favorece o Água Santa.

Nesse universo das suposições há esperança matemática de classificação do Assisense mesmo com empate frente ao Água Santa na quarta-feira. Nesse caso, o time de Assis precisa que dê empate no outro jogo entre Cotia x Inter, ou vitória do time de Bebedouro, no meio de semana. Depois, o Assisense precisa vencer a Inter em Bebedouro e torcer por vitória do Água Santa sobre o Cotia na rodada final. O líder da chave seria o Água Santa, com 11 pontos, tendo o Assisense na vice-liderança e acesso à Série A-3 com 8 pontos, vendo o Cotia ou a Inter, dependendo do confronto direto entre ambas nessa quarta, ficar com 7 pontos. A doideira é tamanha que o segundo colocado iria para a A-3 com 8 pontos.

O emaranhado de cálculos é desgastante e abre brechas para suposição que podem pender para o otimismo ou para o pessimismo. O importante, na minha opinião, é que deu o improvável na rodada e a Inter derrotou o Água Santa. Que esse resultado fique positivo para o time de Bebedouro somente até aqui e que o Assisense, com a cabeça no lugar, retome a condição que o colocou na liderança desse grupo no primeiro turno dessa quarta fase.

Faço meus cálculos, claro, com a parcialidade de um torcedor, com carga de emoção maior do que de razão. Se colocarmos os pés no chão veremos que a situação do Assisense ainda é complicada, principalmente por ser terceiro colocado mas amargar a quarta e última colocação nos critérios de desempate previstos no regulamento do campeonato. A angústia é tamanha que dado o equilíbrio entre os 4 clubes em disputa é possível que haja dois empates na quarta feira e que classifiquem para a Série A-3 os dois clubes que vencerem na rodada final, no domingo.

Como torcedor e não omitindo posicionamento, acredito que o Assisense vença o Água Santa na quarta-feira. Não vejo o Cotia partindo pra cima da Inter no jogo que mandará na mesma rodada, mas desconfio que a Inter, pelo que vi jogar nesse domingo, frente ao Água Santa, na transmissão online da STI Esporte, tendo o mesmo sangue nos olhos, vá fazer o segundo jogo de sua vida. Assim, o jogo de lá está mais para empate, primeiro, e vitória da Inter, em segunda e muito remota opção.

Com vitória do Assisense aqui e empate entre Cotia e Inter, confio nas condições de o Assisense ao menos empatar com a Inter no fechamento do returno, sabendo que seria favorecido por uma vitória do Água Santa sobre o Cotia ou vice-versa.

Cálculos à parte, vamos aos degraus que levam à Série A-3. O antepenúltimo deles foi superado nessa primeira rodada do returno. O segundo degrau terá de ser ultrapassado na quarta-feira e, assim, compete a nós, torcedores, cumprir a nossa parte, lotar o Tonicão e fazer do Assisense o mandante imbatível que foi até aquele fatídico e irregular jogo frente ao Cotia, na semana passada. 

Eu acredito pontualmente. Primeiro, confio no Assisense; segundo, prefiro entender que a Federação Paulista de Futebol está levando mais a sério o quesito arbitragem nesse returno, considerando a lisura com que Cotia 0x0 Assisense e Água Santa 2x3 Inter foram conduzidos pelos mediares de arbitragem. E, enfim, terceiro, finalmente não há favoritos. Todos os 4 times não são superiores ou inferiores a ninguém. E nesse pressuposto, confio no que vejo. E o que vejo é um Assisense favorito dentro de seus domínios, na Fonte dos Amores, ou seja, o estádio Tonicão.




*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.


Nenhum comentário :