terça-feira, 8 de outubro de 2013

Assisense x Água Santa terá auxiliar mais experiente que árbitro

Cláudio Messias*

Continuo não entendo a Comissão de Arbitragem da Federação Paulista de Futebol. Para jogos importantes ela escala árbitros experimentes e renomados, cujos rostos são comumente vistos nas hegemônicas telas das emissoras de TV acasaladas com a instituição. Para jogos igualmente importantes aparecem figuras anônimas. Para o caso de jogos da vida do Clube Atlético Assisense aparecem duas aberrações consecutivas. Continuo preocupado. Não com armações que favoreçam determinado clube e prejudiquem o outro. Mas, com a piada-pronta que têm sido alguns árbitros que cá, na capital do Médio Vale, vêm trabalhar. Recordemos a vergonhosa atuação de árbitro e auxiliar 2 na fatídica derrota Assisense 1x2 Cotia e começaremos a dar caldo ao que quero dizer com essa precaução.

Para o jogo dessa quarta-feira à tarde, no Tonicão, o sorteio da Federação escalou o inexperiente Flávio Rodrigues de Souza pera a mediação, auxiliado por Vicente Romano Neto e Fernando Afonso Gonçalves de Melo. O quarto árbitro será Renato Aparecido Fazanaro Canadinho, que já apitou jogo do Assisense nessa temporada da Segundona. Mas o destaque, mesmo, fica para a credibilidade de Vicente Romano Neto, auxiliar de primeiro escalão da Federação e conhecido por atuar em jogos importantes tanto da Série A-1 do Paulistão quanto da Série A do Brasileirão.

O centro das decisões, contudo, é Flávio Souza. Formado árbitro há 10 anos, ele pouco tem atuado em jogos importantes como mediador principal. Sua última atuação como árbitro principal aconteceu no dia 25 de setembro, no jogo Cuiabá 3x0 Rio Branco, pela Série C do Brasileirão. Pela Segundona do Campeonato Paulista 2013, três jogos: Cotia 1x2 Primavera, dia 11 de setembro, Matonense 2x1 Inter de Bebedouro, dia 1º de setembro, e Portugesa Santista 1x2 Tanabi, dia 27 de julho. O que destaca no currículo do árbitro de amanhã são os jogos amadores que apitou nesse ano: 7 no total.

Dos times grandes de São Paulo Flávio Souza mediou jogo somente de Palmeiras, na derrota por 2x1 para o Ituano, dia 21 de abril, valendo pelo Campeonato Paulista.

O quarto árbitro Renato Aparecido Fazanaro esteve no Tonicão em 25 de agosto deste ano, apitando Assisense 2x0 União Suzano.

Auxiliar famoso - Vicente Romano Neto vem de larga experiência recente em jogos importantes, principalmente pelo Campeonato Brasileiro. Foi auxiliar na seguinte sequência de partidas: Botafogo 1x2 Bahia, dia 22 de setembro; Vasco 1x2 Vitória, dia 18 de setembro; Goiás 1x2 Cruzeiro, dia 11 de setembro; Coritiba 0x0 Internacional, dia 1º de setembro, e Bahia 2x0 Náutico, dia 25 de agosto. Seu jogo mais recente foi Cuiabá 1x1 Fortaleza, pela Série C do Brasileirão, domingo passado.

No primeiro turno do Campeonato Brasileiro do ano passado o auxiliar atuou no jogo Fluminense 0x0 Atlético-MG e virou assunto na imprensa esportiva por ter anulado gol do atacante Fred. O jogador ficou revoltado com com a anulação do lance, por assinalar impedimento com atraso, e teceu severas críticas ao auxiliar. Vicente Romano Neto foi considerado responsável direto pelo resultado, ou seja, empate de 0x0, que distanciou o Fluminense do então líder Atlético Mineiro.

Foto: Gazeta Esportiva.net

Vicente Romano Neto, ao fundo, levanta a bandeira e anula 
gol de Fred, do Fluminense, no empate com o Atlético Mineiro, no Engenhão/RJ



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.




Nenhum comentário :